Projeto escolar envolve 2.044 alunos para confecção de quase 4 mil bombas de sementes
Um projeto desenvolvido por uma equipe de docentes da educação infantil em Peabiru mobilizou 122 professores e 2.044 alunos de 13 escolas municipais, estaduais, particulares e filantrópicas para a confecção de 3.998 bombas de sementes com espécies nativas do Paraná.
A iniciativa, intitulada Peabiru Paraná: da minha terra brota o futuro, foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pioneiro Darcy Klein pelo Infantil 2B, com o objetivo de promover a consciência ambiental e o pertencimento comunitário por meio de atividades práticas e inclusivas.

Segundo a professora Glayze Mayara Dorce, responsável pelo projeto, o trabalho foi estruturado em julho e inspirado na simbologia dos caminhos históricos do município. “O projeto propôs uma jornada sensorial, lúdica e ambiental, onde as crianças exploradoras descobrem os vínculos entre campo e cidade, sementes e árvores, história e responsabilidade”, disse.
O objetivo é unir ensino, aprendizagem e preservação ambiental, incentivando experiências educativas e sustentáveis que valorizem a história e cultura local. A participação envolveu alunos desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo a educação especial.
As bombas de sementes — compostas por terra argilosa, matéria orgânica e sementes de espécies nativas — dispensam ferramentas para plantio e foram distribuídas para lançamento por terra, ar e água. Um ato simbólico está marcado para sexta-feira (15), quando parte delas será lançada de helicóptero no Parque Estadual Vila Rica, em Fênix, com apoio do Instituto Água e Terra (IAT).

A ação também gerou propostas à Câmara Municipal, como a criação de um pomar educacional comunitário e um Comitê Mirim de cuidados ambientais. Além disso, estabeleceu parceria com o morador de Clevelândia, Jeahn Koll, que viaja pelos 399 municípios do Paraná e passará a divulgar e replicar a iniciativa.
Para incentivar a adesão das escolas, houve patrocínio para aquisição de equipamentos e sorteio de prêmios a alunos e professores. O evento de premiação e exposição contou com a presença da secretária municipal de Educação, Dayane Araújo Walker, gestores, professores, pais e patrocinadores.
“Quero expressar minha gratidão a todas as escolas, gestores e alunos, assim como aos órgãos e espaços visitados que contribuíram para a aprendizagem dos meus alunos”, finalizou a professora Glayze.


