Proporcionalmente, Araruna é a 6ª do PR e 1ª da Comcam em contágio por Covid-19
Com 20 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), e a morte de uma pessoa de 81 anos de idade, a cidade de Araruna é a 6ª do Paraná e 1ª da Comcam com maior incidência de contágio pela doença, proporcionalmente, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Com 13.970 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a incidência de contágio em Araruna por coronavírus é de 115 casos para cada 100 mil habitantes. A cidade ocupa a 11ª posição no Estado em incidência de óbitos: 7 para cada 100 mil pessoas.
Dos 20 casos confirmados de Covid-19 em Araruna, 18 pacientes se encontram recuperados do vírus. A cidade tem ainda 1 morador em isolamento domiciliar. Outros 53 casos suspeitos foram descartados e duas pessoas ainda estão sendo monitoradas.
Devido o crescimento de casos no município, o prefeito Leandro César Oliveira (Cidadania), endureceu a fiscalização, principalmente a bares e lojas de conveniência. Segundo ele, alguns estabelecimentos estão descumprindo normas de prevenção, permitindo aglomeração de pessoas. A ordem, segundo o prefeito, para quem descumprir as medidas, é de fechamento compulsório do estabelecimento. Todos já foram, inclusive, notificados.
Iretama
Na Comcam, Iretama também se destaca nos números Covid, divulgados pela Sesa. Com uma morte, possui a maior incidência de óbitos na região. Proporcionalmente são 10 mortes para cada 100 mil moradores, ficando na 6ª posição em nível de Paraná e primeira na Comcam. A cidade tem 10.622 moradores, conforme o último censo do IBGE.
Campo Mourão
Já Campo Mourão, apesar de assustar pelo número de casos confirmados (50), e mortes (4), ocupa a 20º posição no Paraná na incidência de contágio de coronavírus. Com 94.859 habitantes, a conta é de 51 casos para cada 100 mil moradores. Já o coeficiente de incidência de óbitos é de 4 mortes para cada 100 mil habitantes.
Dos 50 pacientes infectados com o vírus, 41 já se recuperaram no município. A cidade tem ainda 7 casos suspeitos em investigação, 748 descartados, 71 pacientes monitorados, e 4 óbitos.

