Quinta do Sol decreta situação de emergência após destruição por temporal
O prefeito de Quinta do Sol, Leonardo Romero, assinou decreto de situação de emergência, publicado nesta sexta-feira (7) no órgão oficial do município após os estragos causados pelo temporal de vento e granizo do último sábado (1).
A medida, válida por 180 dias, seis meses, permite à prefeitura realizar contratações diretas de bens, serviços e obras necessários ao atendimento emergencial, além de remanejamentos orçamentários e requisições administrativas de bens e serviços, com indenização posterior, se for o caso.
De acordo com o decreto, 853 casas sofreram danos com a tempestade de granizo que durou cerca de 2 minutos. Ainda conforme o documento assinado pelo prefeito, foram registrados ventos de cerca de 85 km/h no município. O volume de chuva também foi bastante expressivo: 150 mm.
O temporal destruiu telhados de residências, alagando os imóveis e destruindo mobílias dos moradores. A chuva forte afetou também a zona rural, destruindo estradas e causando danos severos às lavouras de soja.
Enquanto perdurar a situação de emergência, o decreto permite a realização de contratações diretas de bens, serviços e obras estritamente necessárias ao atendimento da situação emergencial; serem efetuadas requisições administrativas de bens e serviços, com indenização ulterior quando devida; a promoção de remanejamentos orçamentários e, se necessário, créditos extraordinários, nos termos da legislação aplicável; entre outras medidas.

Ajuda humanitária
Nesta semana, a Defesa Civil do Paraná enviou ao município um conjunto de doações para apoiar as famílias atingidas pelo temporal. O município recebeu uma carreta com telhas de fibrocimento e um caminhão com colchões e cestas básicas. O prefeito Leonardo Romero e o vice-prefeito Lucas Almeida seguem acompanhando os atendimentos às famílias atingidas.
“Estamos diante de uma situação muito grave. A cidade sofreu danos severos tanto na área urbana quanto na rural. Nossas equipes estão mobilizadas desde o início do evento para garantir segurança e assistência à população”, afirmaram os gestores.

