Quinta do Sol entrega cadastros a produtores e reforça apoio às famílias de assentamento rural

A prefeitura de Quinta do Sol fez a entrega de 21 novos Cadpros (Cadastro de Produtor Rural) a famílias assentadas no Acampamento Catarina, após inspeções técnicas realizadas entre os dias 14 de outubro e 6 de novembro deste ano. De acordo com o prefeito do município, Leonardo Romero, desde o início do processo de regularização, iniciado em junho de 2021, já foram emitidos 137 Cadpros, sendo 86 cadastros atualmente ativos no local.

“A ação marca mais um avanço na formalização da atividade rural e no fortalecimento da agricultura familiar, garantindo que os produtores tenham acesso a direitos e facilidades que impactam diretamente o desenvolvimento econômico das famílias atendidas”, destacou o gestor.

O Cadpro é uma ferramenta indispensável para quem atua na produção agrícola. Além de reconhecer formalmente o produtor, o documento assegura benefícios fundamentais, entre eles a emissão de notas fiscais de Produtor Rural, requisito obrigatório para comercializar produtos, participar de programas governamentais e comprovar renda em diferentes serviços.

Com o cadastro ativo, as famílias também passam a ter acesso a linhas de crédito específicas, programas de incentivo ao desenvolvimento rural e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

Nessa etapa a prefeitura fez a entrega de 21 novos Cadpros a famílias assentadas no Acampamento Catarina

Porta de entrada para o CAF

A regularização também facilita a emissão do CAF (Cadastro da Agricultura Familiar), documento indispensável para que famílias rurais tenham acesso a benefícios federais, estaduais e municipais, como o Pronaf, programas de aquisição de alimentos, assistência técnica e políticas de fomento.

“A entrega dos novos Cadpros abre caminho para novas oportunidades de produção, de comercialização e de segurança econômica para os pequenos produtores do assentamento Catarina”, ressaltou Romero.

O gestor destacou ainda que é uma estratégia do município manter o processo de regularização e acompanhamento das famílias rurais. “Essa iniciativa demonstra o nosso comprometimento na valorização da agricultura local”, observou o prefeito, ao comentar que a prefeitura continuará oferecendo suporte técnico aos produtores. “Desta forma estaremos estimulando políticas que garantam melhores condições de produção, renda e qualidade de vida a essas famílias”, argumentou.