Saúde faz busca ativa por escorpiões e alerta população

A Secretaria de Saúde de Engenheiro Beltrão, por meio do Departamento de Endemias, iniciou um trabalho de busca ativa de escorpiões no município com aplicação de inseticida, nesta semana. A preocupação aumentou principalmente após o surgimento de escorpiões amarelos, cujo veneno é um dos mais potentes entre as espécies que ocorrem no Paraná.

Segundo o coordenador de endemias do município, Sérgio René Mazini, vários animais foram encontrados pelos moradores e alguns capturados. Ontem as ações foram realizadas no Clube 21 e também em algumas residências.

“Os moradores encontram os escorpiões nas residências, nos comunicam e aí fazemos uma busca, se for necessário. Em quintais que não há necessidade, aí fazemos apenas uma dedetização do local”, explica Mazini, que orienta os moradores a redobrar os cuidados. “Orientamos os moradores que evitem acúmulo de entulho nos quintais, que façam a dedetização das residências contra pequenos insetos que possam servir de alimento para os escorpiões, como baratas, grilos, entre outros.”

Ao encontrar o escorpião é preciso também ter cuidado com a captura. “É preciso ter cuidado para evitar a picada. Após a captura deve encaminhar até o departamento de endemias, que fica na antiga clínica odontológica, próximo ao posto do centro”, orienta. O surgimento desses animais é mais comum em dias quentes, quando acabam entrando nas residências a procura de alimento e local mais fresco.

E caso haja algum acidente, a orientação é para que a pessoa procure o hospital mais próximo com uma foto ou o animal capturado para que o médico saiba como proceder. “O soro não fica mais disponível nos municípios, apenas na Central de Distribuição em Campo Mourão, por isso, caso haja acidente, procure o hospital o mais rápido possível”, adverte.