Quinta do Sol: Secretaria de Saúde pede para população atualizar cadastro do SUS até esta quinta

A Secretaria Municipal de Saúde de Quinta do Sol está realizando uma auditoria do SUS (Sistema Único de Saúde), no setor de agendamentos. A ação começou nesta terça-feira (28) e segue até quinta-feira (30), das 8 às 22 horas. A população pode comparecer na Casa da Cultura ou na Câmara de Vereadores do município para efetivar o procedimento.

A secretaria pede para que toda a população faça a atualização, especialmente pacientes que têm consulta agendada com especialistas, exame laboratorial ou encaminhamento de pedido de exame médico. É necessário levar o número do CPF e do cartão do SUS, bem como dois contatos telefônicos.

A intenção é saber, com mais exatidão, a demanda existente no setor de agendamentos da secretaria. “A gente observou que alguns pacientes vão para um médico especialista em outra cidade e eles não estavam retornando com os papeis para o agendamento. Daí passavam-se dois, três, quatro meses e o paciente vinha atrás de uma solicitação que a gente não tinha no sistema”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Iris Heloisa Pereira Guerra.

A secretária esclareceu que a atualização do cadastro também é importante porque a equipe profissional está encontrando dificuldades de fazer contato com vários pacientes nos telefones informados por eles. Além do horário de atendimento estendido e sem intervalos, outra facilidade para os cidadãos é que, caso necessário, apenas uma pessoa da família ou conhecida pode comparecer para fazer o procedimento.

Isso é possível desde que esse representante tenha as informações obrigatórias corretas. Também é preciso saber repassar exatamente o que o paciente tem, os serviços que está esperando e as maiores demandas dele na saúde.

“A gente pede para que toda a população venha fazer essa atualização. Não é só por uma questão de organização de serviços, mas para que a gente possa saber qual é a realidade hoje que precisa para estar zerando essas filas no final desse ano, começo do ano que vem. Então, é para benefício da própria população”, ressaltou Iris, contando com a colaboração de todos.