Sem apoio da própria Câmara, presidente da Acamdoze renuncia

O vereador de Engenheiro Beltrão, Luiz Tavares Rosa, popular “Luizinho”, entregou oficialmente o cargo de presidente da Associação de Câmaras da Microrregião Doze (Acamdoze). A renúncia foi apresentada em reunião nesta segunda-feira (09), na Câmara de Campo Mourão, da qual participaram os presidentes das câmaras de Ubiratã, Boa Esperança, Terra Boa, Araruna e o presidente anfitrião, Jadir Pepita, além dos vereadores Bina Teixeira, Toninho Machado e Naiany Salvadori.

No lugar de Luizinho assumiu interinamente o presidente da Câmara de Boa Esperança, Valmir Domineli, o ‘Milão’, que já estava no lugar do também ex-vice-presidente Valdir Americano. O principal motivo da renúncia é que Luizinho não teve o apoio nem da Câmara de Engenheiro Beltrão para continuar no cargo. Os vereadores da cidade dele, por maioria, votaram pela desfiliação da Acamdoze.

“Pelo estatuto da associação eu não teria que renunciar, já que quando fui eleito a Câmara estava filiada. Mas ficaria muito complicado buscar filiações de outras câmaras se a minha não está filiada”, analisa Luizinho. Ele alega perseguição política em Engenheiro Beltrão. “Eles querem que eu fale a língua deles”, afirma. Já o vereador Gustavo Veterinário, que era o 1º tesoureiro da Acamdoze e propôs a desfiliação, disse que os colegas não aprovam a metodologia de trabalho de Luizinho na Acamdoze.

Atualmente apenas 7 das 15 câmaras da região estão filiadas na associação. Este ano, além de Engenheiro Beltrão, desfiliaram-se os legislativos de Peabiru e Quinta do Sol. Permanecem filiadas as câmaras de Araruna; Boa Esperança; Campo Mourão; Corumbataí do Sul; Farol; Fênix e Terra Boa.

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Pepita, disse que vai ajudar o novo presidente a buscar a volta das câmaras à Acamdoze. “Já estamos trazendo Ubiratã de volta e queremos trabalhar juntos para fortalecer a associação. Se estivermos todos juntos, somos fortes para reivindicar em prol da região. Mas sem união a Acamdoze não serve para nada”, disse Pepita.