Tempestade de granizo de grande tamanho assusta moradores e deixa prejuízos na região

Uma tempestade de granizo por volta das 21h30 dessa quarta-feira (7) assustou moradores e deixou grandes prejuízos nas comunidades rurais da Esplanada e Vila Rural Colina Verde Cidade Nova, em Iretama. As pedras de gelo, do tamanho de bolas de pingue pongue, destruíram telhados de residências e barracões de produtores do bicho da seda. Plantações também foram atingidas.

A cidade de Luiziana também registrou chuva de granizo. Já em Terra Boa, uma forte tempestade com ventos que passaram de 90 quilômetros por hora deixou vários eucaliptos caídos na rodovia PR-082, entre a cidade e o município de Cianorte. A pista chegou a ficar interditada até a remoção das árvores. Apesar do susto, não há registro de feridos em nenhuma das três cidades.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento (Simepar), tempestades de raios, com queda de granizo e vendaval, foram registradas em várias regiões do Paraná ontem à noite. O fenômeno foi causado pelo encontro de uma frente fria com uma massa de ar quente. Para hoje mais temporais são esperados em várias regiões. E não se descarta em alguns setores do estado chuvas mais significativas.

Iretama

Em Iretama, a Defesa Civil, funcionários do pátio de máquinas e o próprio prefeito Same Saab (PSD), estão nesta manhã nas comunidades rurais atingidas fazendo o levantamento mais detalhado dos estragos. O município está fornecendo lonas a moradores que tiveram telhados danificados. “Muitas pessoas já nos ligaram hoje de manhã pedindo ajuda, relatando perfuração de telhados pelas pedras de gelo”, informou à TRIBUNA o departamento de administração da prefeitura.

Segundo a prefeitura, a tempestade foi bastante localizada, atingindo apenas a comunidade Esplanada e Vila Rural Colina Verde Cidade Nova. “A sorte que não veio com vento o que causaria ainda mais estragos”, observou. No momento da chuva, havia alguns moradores jogando futebol em uma quadra sintética. Para se ter ideia da violência do granizo, um veículo GM/Corsa teve o vidro traseiro quebrado pelas pedras de gelo.

“O município e a Defesa Civil estão fazendo um levantamento mais detalhado. Até o fim da tarde teremos informações mais precisas dos estragos para entrar com ações para ajudar os atingidos”, acrescentou o setor de administração, ao informar que a sede do município não foi atingida.

Luiziana

Em Luiziana, o granizo atingiu o Assentamento Luz, assustando moradores. Enormes pedras de gelo também caíram no local. A chuva durou cerca de dois minutos. Algumas residências sofreram perfurações no telhado. Porém os danos registrados foram de baixa intensidade.

Terra Boa

Já em Terra Boa, um forte vendaval causou a queda de vários eucaliptos na rodovia PR-082, entre a cidade e o município de Cianorte. As árvores caíram no meio da pista, que chegou a ficar interditada até por volta das 2 horas da madrugada desta quinta-feira (7). Não houve maiores danos ou feridos.