Ubiratã inicia venda de convites do tradicional Leitão à Campestre
Após definir a programação festiva dos 64 anos de emancipação político-administrativa da cidade, a Prefeitura de Ubiratã iniciou a venda dos convites do seu prato típico, o Leitão à Campestre, atração que faz parte da festa, que será de 31 de outubro a 4 de novembro.
Conforme divulgou a prefeitura, os convites estão sendo comercializados a R$ 50,00 cada. Os interessados podem comprar os ingressos no Rotary Clube da cidade, Maçonaria, Cooperativa Integrada, Coagru, Sicredi, Sicoob, Escolas e CMEIs Municipais e na própria prefeitura. O almoço será servido no dia 2 de novembro a partir das 11h30, na Praça Vereador Horácio José Ribeiro.
Participantes de toda a região da Comcam são esperados para a festa. “Estamos preparando tudo com muito carinho, planejamento e responsabilidade, priorizando o bom atendimento aos nossos visitantes”, destacou o prefeito da cidade, Fábio D’Alécio, presidente do Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom). O gestor lembrou que, no dia do almoço, haverá também apresentação, a partir das 11 horas, da Orquestra de Ubiratã.
Programação
Os festejos de Ubiratã terão atrações diversificadas, entre elas, shows artísticos de renome nacional, barracas de alimentação, feira de artesanato, parque de diversão e, como já citado, o almoço com o tradicional prato típico Leitão à Campestre.
Dentro da programação, será realizado também, nos dias 31 de outubro e 1º e 3 de novembro, o Festival do Chopp com o Bloco dos Derramados. Também no dia 31, na abertura oficial da festa de aniversário, será realizado show na praça central com a dupla Laisa & Laleska. A programação segue no sábado (1º de novembro), quando haverá show com a Banda Garrafão.
No domingo (2), a programação será a seguinte: 11 horas, apresentação da Orquestra Municipal de Viola; 12 horas, almoço típico com Leitão à Campestre; 13 horas, show com Solange & Ticão; 16 horas, show com PW Acústico & Banda e 19 horas, show com Baitaca.
A festividade prossegue na segunda-feira (3/11), com o tão esperado show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, na Praça Vereador Horácio José Ribeiro. Já, no encerramento da programação, na terça-feira (4), feriado municipal, a programação inclui brinquedos infláveis, gincana para toda a família e show com Nicolas Netto a partir das 17 horas. Todos os shows artísticos são gratuitos.
O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, presidente do Condescom, comentou que será um momento especial para o município relembrar sua história e resgatar suas raízes. O gestor convidou toda a região a prestigiar as festividades.
Ubiratã
A estimativa da população de Ubiratã para 2025 é de 25.732 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ubiratã, palavra indígena (tupi-guarani) que significa madeira dura, recebeu esse nome devido à existência de exuberantes matas.
Antes da chegada dos europeus, esta região era habitada por índios das tribos kaingangs, nação dos Gês ou Tapuias, às margens do Rio Carajá, e pelas Goianás, que ocupavam as margens do Rio Tricolor. Habitaram nesta região por cerca de 900 anos.
Ubiratã foi colonizada pela Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda (Sinop) em 1954, após ter comprado do Governo do Estado essas terras, então chamadas de Gleba Rio Verde. A pedra fundamental da Vila Ubiratã foi lançada em 19 de fevereiro de 1956. De acordo com a Lei Estadual nº 3344/57, de 20 de setembro de 1957, Ubiratã foi elevada à categoria de Distrito Administrativo e Judiciário, pertencendo ao município de Campo Mourão, tendo como prefeito na época Roberto Brezeinski.
Em 11 de agosto de 1960, por meio de uma eleição feita no Diretório do PSD, foi escolhido o primeiro prefeito interino, Osmar João Bertoli. A partir de 4 de novembro de 1961, Ubiratã passou a conquistar sua política administrativa, ou seja, a sua emancipação política.

