Unidade Mista de Saúde em Boa Esperança tem 85% da obra concluída

A Unidade Mista de Saúde (UMS) de Boa Esperança atingiu mais de 85% de conclusão na obra que está sendo construída no bairro Jardim Vitória Régia. O anúncio foi feito pelo prefeito Joel Buscariol durante visita técnica ao local nesta semana. Ele disse que a entrega da futura unidade “representa um avanço importante na assistência à saúde no município”.

O projeto da unidade foi anunciado em fevereiro de 2024 pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e conta com investimento do Governo do Estado, estimado entre R$ 3 milhões e R$ 3,8 milhões para a construção da estrutura física.

A UMS vai ocupar uma área de 650 m² e unificar, em um mesmo espaço, serviços tradicionais de Atenção Primária, como consultas e exames, com atendimento de urgência e emergência, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Hoje (segunda-feira) foi dia de acompanhar de perto o andamento da obra da Unidade Mista de Saúde. A obra já está com mais de 85% concluída e falta muito pouco para ficar 100% finalizada. É um avanço importante para a saúde do nosso município, que vai garantir mais estrutura, conforto e qualidade no atendimento à população”, afirmou o prefeito.

Segundo Buscariol, a obra representa um benefício expressivo à população local, principalmente por concentrar em um só lugar atendimentos que hoje requerem deslocamento a outras cidades. “Só falta o piso e o forro. O restante já está todo aqui. É uma maravilha de construção”, destacou.

A UMS terá capacidade para realizar em média 3,1 mil atendimentos mensais, conforme o padrão estadual adotado para esse tipo de unidade. Esse formato de serviço combina consultas de rotina — como as realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) — com atendimento de urgência de baixa complexidade, semelhante ao oferecido em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), mas em uma estrutura integrada.

Além disso, as Unidades Mistas de Saúde desenvolvidas pelo Governo do Estado do Paraná têm se mostrado estratégia essencial na regionalização dos serviços. Elas permitem que moradores de municípios de pequeno porte tenham atendimento mais próximo de casa, eliminando deslocamentos desnecessários e reduzindo a pressão sobre hospitais maiores e pronto atendimentos em cidades vizinhas.

O modelo padrão dessas unidades, oferecido às prefeituras pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), conta com uma área construída de aproximadamente 643,5 m², atendimento integrado de atenção básica e urgência e funcionamento contínuo, com estrutura que inclui leitos de estabilização para pacientes em estado mais grave até que possam ser transferidos, se necessário, para hospitais de referência.

“Nosso agradecimento ao secretário de Saúde Beto Preto e ao governador Ratinho Júnior, pela parceria e pelo compromisso que tornaram possível a chegada da Unidade Mista de Saúde ao nosso município”, completou o prefeito.