Uso de máscaras pela população passa a ser obrigatório em municípios da região

Vários municípios da região de Campo Mourão vêm implantando novas medidas de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), entre eles o uso obrigatório de máscaras de proteção pela população para impedir a disseminação do vírus. 

Em algumas cidades, o uso do acessório passou a ser obrigado após a reabertura do comércio, como é o caso de Campo Mourão. Na cidade, a prefeitura vai fazer a distribuição de 100 mil máscaras à população. O uso obrigatório passou a vigorar a partir desta sexta-feira (17), mesmo dia em que o comércio reabriu as portas. 

O prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania), disse que a meta é credenciar entre 100 a 150 costureiras para a fabricação do acessório. Ou seja, além de atender a população que mais precisa, profissionais do setor terão a oportunidade de geração de renda durante a pandemia.  

Em Fênix, o prefeito Altair Serrano Molina (MDB), também baixou decreto tornando obrigatória a utilização de máscaras de proteção.  Na cidade, a medida começa a vigorar a partir de próxima segunda-feira (20). “Todos que ingressarem em vias e espaços públicos municipais terão de fazer o uso de máscaras. Elas podem ser de tecido, de fabricação caseira, desde que atenda as normas legais”, falou. 

As mesmas medidas foram implantadas pelos prefeitos Leandro César Oliveira (Araruna); Wenderson Aparecido Pereira dos Santos (Boa Esperança); e Wilson Carlos de Assis (Iretama). “A medida se faz necessário devido ao avanço de casos pela região”, comentou o prefeito de Boa Esperança Wenderson Santos. 

Casos na região
Até o momento a região tem 48 casos confirmados de Coronavírus sendo 10 em Araruna; 1 em Campina da Lagoa; 29 em Campo Mourão; 3 em Goioerê; 1 em Iretama; 2 em Peabiru; e 2 em Terra Boa. Destes casos 6 evoluíram para óbitos, sendo quatro em Campo Mourão, um em Iretama e outro em Campina da Lagoa.

No Paraná são 845 casos confirmados, 43 óbitos, 7.409 casos descartados e 421 em investigação. 156 pacientes já foram liberados do tratamento, destes, 80 homens e 76 mulheres. A faixa etária de 30 a 39 anos possui o maior número de recuperados, representando 31,4% do total. 134 pacientes estão internados, 76 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e 58 em leitos clínicos.