Vendaval causa estragos e transtornos em Luiziana e municípios da região

As fortes rajadas de vento acompanhadas de chuva na noite dessa quinta-feira (16) causaram transtornos e estragos em diversos municípios, como em Luiziana e outras cidades da região. Também houve quedas de árvores, interditando, inclusive, algumas rodovias, como na BR-462, entre Roncador e Iretama, assim como a BR-487, no trecho que liga Campo Mourão a Iretama.

Em Luiziana, moradores registraram alguns estragos. No município, uma clínica veterinária teve a cobertura completamente arrancada, gerando prejuízos. Algumas residências tiveram os telhados danificados. Também houve registro de quedas de árvores na região central da cidade. Equipes das secretarias de Obras e de Meio Ambiente atuaram na retirada dos destroços e no corte das árvores caídas para desobstruir as vias.

Algumas rodovias ficaram temporariamente interditadas após a queda de árvores, como a BR-487, no trecho que liga Campo Mourão a Iretama

Na estação meteorológica do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mais próxima, em Campo Mourão, foram registradas rajadas de vento de 72,7 quilômetros por hora às 18h45. Já em Nova Tebas, distante 77,3 quilômetros de Campo Mourão, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou rajadas que chegaram a 103,7 quilômetros por hora por volta das 19 horas.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, as condições atmosféricas no sul do Brasil e em países vizinhos, como o extremo nordeste da Argentina, seguem com formações de nuvens nesta sexta-feira (17), deixando o tempo instável. Com isso, novas áreas de chuva devem evoluir sobretudo nos períodos da tarde e da noite em direção ao Paraná.

Quedas de árvores no centro de Luiziana provocaram transtornos e dificultaram o tráfego

Em Campo Mourão, há previsão de 11.8 milímetros de chuva nesta sexta-feira, com temperaturas oscilando entre 18 e 30ºC. Já no sábado (18), segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, uma frente fria avança pelo oceano e deve provocar pancadas de chuva em todas as regiões do estado já durante a madrugada, podendo ocorrer temporais localizados, com rajadas de ventos fortes.

Em Campo Mourão, a previsão de precipitação é de 24.2 milímetros. As temperaturas ficam mais amenas e podem variar de 19 a 25ºC. “No domingo (19), com o eixo da frente fria se afastando para a região sudeste do país, a estabilidade volta a predominar no Paraná”, explicou o meteorologista, ao comentar que, nesse dia, o sol deve voltar a aparecer gradualmente em algumas regiões do estado.

Casas também foram destelhadas com os fortes ventos do início da noite