Gallassini avalia 2025 como desafiador, mas com desempenho positivo da Coamo

O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo Agroindustrial Cooperativa e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, fez um balanço positivo do ano de 2025, reconhecendo os desafios enfrentados, mas destacando o bom desempenho da cooperativa no período.

Com uma capacidade de mais de 6 milhões de toneladas de armazenamento, a cooperativa recebeu no exercício de 2025, mais de 8 milhões de toneladas de grãos entregues pelos seus mais de 32 mil cooperados.

Para se ter ideia, a Coamo fez em dezembro o pagamento antecipado de R$ 200 milhões em sobras aos cooperados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O pagamento foi proporcional a movimentação de cada um. O restante das sobras será repassado aos associados após a Assembleia Geral Ordinária, marcada para fevereiro deste ano. A cooperativa mantém 11 mil empregos diretos, além de aproximadamente 3 mil indiretos. São mais de 70 profissões distribuídas em sua estrutura administrativa e industrial.

Em entrevista ao “Momento Coamo”, transmitido no canal do YouTube da cooperativa, Gallassini avaliou 2025 como um ano marcado por dificuldades econômicas e operacionais no setor cooperativista, influenciadas por fatores de mercado e pela conjuntura agrícola, mas reforçou que os resultados gerais foram considerados sólidos e satisfatórios para os associados. A entrevista completa pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/stjemuej

Segundo o presidente, o setor cooperativista teve de lidar com um cenário complexo, que incluiu oscilações de preços de commodities, desafios logísticos e pressão sobre a liquidez de parte dos associados. Ainda assim, Gallassini destacou a capacidade de resposta da Coamo, que, observando práticas de gestão responsáveis, conseguiu manter uma trajetória de desempenho que culminou na entrega de resultados positivos ao quadro social.

Gallassini ressaltou que, apesar das adversidades, a cooperativa manteve a sua solidez administrativa e apresentou números que refletem a resiliência da organização e seu compromisso com os cooperados. “A resposta da cooperativa às dificuldades foi possível graças ao trabalho conjunto da diretoria executiva, conselhos e quadro funcional”, afirmou.

Além disso, o presidente comentou sobre o papel da cooperativa no fortalecimento econômico e social das comunidades onde atua, citando que, mesmo em um ano considerado difícil, ‘os resultados foram satisfatórios e contribuíram para a continuidade da missão da Coamo e da Credicoamo de apoiar seus associados’.

“O ano foi difícil, mas com bons resultados”, resumiu ao avaliar o desempenho da cooperativa em 2025. Ele também destacou a capacidade da Coamo em superar obstáculos e gerar resultados positivos em um ambiente de mercado instável.