Prefeitura renova canteiro e pintura da “Maria Fumaça”

Considerado como referência e patrimônio histórico de Peabiru, o rolo compressor instalado no trevo de acesso ao município, conhecido como Maria Fumaça, está recebendo nova pintura. Os trabalhos, feitos pela equipe da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos iniciaram na terça-feira.
Segundo o prefeito, Claudinei Antonio Minchio (PT), a recuperação da Maria Fumaça faz parte das ações que visam a conservação dos monumentos e símbolos da cidade. Queremos valorizar aquilo que representa culturalmente o povo de Peabiru. A nova pintura do equipamento, um dos símbolos mais queridos da cidade, representa o nosso compromisso em valorizar as nossas tradições e história, disse.
Além da nova pintura, o canteiro vai receber novo paisagismo e a administração municipal está realizando estudos para instalar luminárias no local. A ideia é renovar o local que é um ponto de recepção aos visitantes do município e também passam centenas de pessoas durante viagens para diferentes regiões.
História
Segundo o historiador Arléto Rocha, o rolo compressor tocado a vapor foi trazido a Peabiru na gestão do prefeito Silvio de Barros entre os anos de 1961 e 1964. Em grande festa, desfilou com a máquina pelas ruas de Peabiru ainda em terra vermelha.
A pavimentação em larga escala das ruas e avenidas do município foi iniciada após a chegada do equipamento. A primeira via a ser asfaltada com auxílio do trabalho do rolo compressor a vapor foi a Avenida Raposo Tavares, iniciando na altura do Bazar Juvenil. Posteriormente, a máquina foi instalada no canteiro de um dos acessos da cidade e desde então se tornou cartão postal da cidade.
Antes da invenção do rolo movido a vapor, as máquinas realizavam o serviço com ajuda da tração animal. O equipamento teve como primeiros condutores os pioneiros Benjamin e Alcino Bento Mariano.

