30ª Festa do Carneiro no Buraco atrai multidão e consolida retomada histórica em Campo Mourão

Se os primeiros dias da 30ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, em Campo Mourão, já vinham sendo considerados um sucesso pela administração municipal e organizadores, o encerramento, neste domingo (13), confirmou de vez a grandiosidade e aceitação popular do retorno do evento. O tradicional prato símbolo da cidade foi servido para um público expressivo, com a venda total dos 5 mil ingressos disponíveis, coroando a volta da festa ao Parque de Exposições Getúlio Ferrari após aproximadamente sete anos.

A expectativa inicial de 60 mil visitantes foi rapidamente superada. Somente até o terceiro dia, o público já passava dos 65 mil, e, com a movimentação intensa de domingo, a estimativa ultrapassou as 110 mil pessoas até o início da tarde. A retirada simbólica do Carneiro no Buraco nº 1, acompanhada de autoridades e de centenas de moradores e turistas, marcou o ponto alto do último dia. A final do rodeio em touros, ainda na noite de hoje, fechará com chave de ouro uma edição que já entrou para a história.

Prefeito Douglas Fabrício celebrou a grande aceitação popular com o retorno da festa: “Estou muito feliz”, disse

O prefeito Douglas Fabrício, idealizador da retomada no parque, foi enfático ao avaliar o evento como um divisor de águas. “A população estava esperando, tanto de Campo Mourão quanto da região, e a festa superou sua expectativa. Estou muito feliz”, disse à TRIBUNA neste último dia da festa.

Para ele, o grande sucesso esteve na união das entidades, no apoio de lideranças e, principalmente, na decisão de manter a entrada franca todos os dias. “Nós tomamos a decisão de forma gratuita para a população, primeiro porque a população merece. Segundo que pessoalmente gostaria que o povo mais humilde participasse da festa. Aquela pessoa que às vezes tem dificuldade de pagar o ingresso consegue trazer a sua família. Quando não paga o ingresso pra entrar na festa, ele vem participar e ele pode ter aquele dinheirinho pra investir em parques de diversões e levar o seu filho ou pra comprar uma gastronomia e tem aqui os preços acessíveis”, explicou.

Momento da retirada simbólica do Carneiro no Buraco número 1

Apesar do sucesso, a organização já projeta melhorias para as próximas edições. O prefeito adiantou que será feita uma reunião com as entidades parceiras e voluntários para avaliar o que funcionou bem e o que pode ser aprimorado. Alguns visitantes apontaram gargalos em pontos como o trânsito, estacionamento e filas nos horários de pico, questões que, segundo Douglas, são esperadas em eventos com grande concentração de público, mas que merecem atenção especial nos próximos anos.

A grande festa voltou com tudo o que se tem direito em um evento que combina gastronomia, cultura e turismo, com foco no prato típico da cidade e atrações diversas, como rodeio, shows nacionais e locais gratuitos ao público, parque de diversões e, inclusive, representantes oficiais da festa, como as misses Campo Mourão selecionadas por meio de um concurso em diversas categorias.

O presidente executivo da festa e secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma, também comemorou os resultados, apontando dados que comprovam o impacto direto da festa na economia local.

Segundo ele, só o parque de diversões, por exemplo, vendeu mais de 10 mil ingressos no primeiro dia. Empresas de transporte por aplicativo também registraram recordes de corrida, conforme comentou. “A festa superou todas as expectativas. Tem bastantes números que demonstram esse sucesso todo”, ressaltou, já antecipando que a organização estuda ampliar a quantidade de pratos servidos no próximo ano.

A força da tradição também se fez presente entre os moradores e visitantes. O professor aposentado José Aparecido, o “Cidão”, que participou da festa desde os anos 1990 auxiliando na preparação do prato, retornou este ano apenas como visitante, mas com orgulho evidente. “Ficava aqui das oito horas da noite até as seis horas da manhã”, contou ele à TRIBUNA, ao informar que ajudava nos serviços pelo Rotary Gralha Azul e que, desta vez, pôde saborear novamente o prato ‘do outro lado’.

Presente em 28 das 30 edições, a equipe da Associação da Panela, liderada por Walter Tonelli, o Peteleco, esteve novamente à frente da preparação do prato e celebrou o reencontro com o parque. “É muito bacana essa reentrada no Parque de Exposições junto com a festa”, comentou.

O ex-prefeito Tauillo Tezelli, que esteve promoveu a festa por 16 edições, parabenizou a atual administração e reforçou o significado da retomada, ao pontuar que a festa é da população e que cada prefeito tem seu estilo, mas o sucesso está na presença do público. “O público realmente prestigiou, participou, as empresas vieram”, observou o ex-prefeito.

Entre o grande público presente, muitos profissionais de setores públicos, empresários, membros de entidades do município e de cidades vizinhas e a população em geral comemorou a reativação desse momento de confraternização na cidade. O diretor da TRIBUNA, Nery Thomé, por exemplo, enfatizou a importância de manter a continuidade do evento. “Eu acho que agora o Douglas achou o caminho e é algo que Campo Mourão não pode abrir mão. Nós temos que manter essa festa anualmente cada vez mais organizada, mais bonita e com mais gente da região participando”, opinou.

A Festa do Carneiro no Buraco atravessa gerações e, para muitas pessoas, mesmo de outras cidades, esse retorno era aguardado. É o caso de Sidney Ferreira, morador de Maringá, que conhece bem a tradição do evento, após participar há mais de 20 anos. Ele elogiou o sabor do prato típico de Campo Mourão e recomendou a quem nunca provou não perder a oportunidade nos próximos anos.

Forte presença de autoridades estaduais e federais: Campo Mourão em evidência

Além da maciça participação popular, a festa em seus quatro dias foi marcada pela grande presença de autoridades políticas municipais – incluindo lideranças de diversos municípios da região, estaduais e até nacionais, colocando Campo Mourão em evidência. Neste domingo, não foi diferente. A equipe de reportagem da TRIBUNA, que fez a cobertura do evento do início ao fim, falou com alguns dos políticos que foram prestigiar o tradicional prato símbolo da cidade.

Entre as lideranças políticas nacionais, participaram festa neste domingo o senador Sergio Moro e sua esposa, deputada federal Rosângela Moro

O senador Sérgio Moro, presente com uma comitiva juntamente com sua esposa, a deputada federal Rosângela Moro, elogiou a retomada do evento e seu impacto econômico e turístico para a região. “A festa é muito famosa, é bom que tenha sido retomada”, expressou, ao destacar a movimentação turística e gastronômica que iniciativas como essa fomentam para a cidade. A deputada, que já participou do formato oficial em outros anos, também avaliou o evento. “É sempre uma alegria ver, além do aspecto gastronômico, a diversão da população, o encontro aqui com autoridades e lideranças”, disse ela.

Outras figuras políticas também marcaram presença no encerramento. Entre elas, os deputados estaduais Leônidas Fávero Neto, Mauro Moraes e Alexandre Curi, além do deputado federal Beto Richa e do ex-deputado federal Rubens Bueno. Compareceram, ainda, neste domingo, os secretários estaduais Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento) e Beto Preto (Saúde), que também saborearam o tradicional Carneiro no Buraco.

Na ocasião, o deputado estadual Alexandre Curi fez a entrega de uma viatura zero quilômetros ao Corpo de Bombeiros de Campo Mourão

Curi aproveitou a ocasião para entregar uma viatura zero quilômetro ao Corpo de Bombeiros, exposto juntamente com outros equipamentos da corporação em um stand. O deputado destacou o papel da festa como evento de projeção estadual e até nacional. “É uma festa que não é apenas de Campo Mourão, uma festa do estado do Paraná, uma festa que tem um reconhecimento nacional no calendário oficial nacional de eventos”, pontuou Curi.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes, foi além ao associar a festa ao desenvolvimento regional. “O carneiro no buraco divulgou o nome de Campo Mourão para todo o Brasil, uma boa parte do mundo. E agora fazendo essa grande retomada e mostrando que a população queria mesmo”, avaliou.

Beto Preto, além de parabenizar os organizadores da festa, anunciou novidades para a saúde que atende toda a Comcam com o Hospital Santa Casa. “Nós estamos num grande projeto de recuperação das ações da Santa Casa”, revelou, ao comunicar um investimento previsto em cinco milhões.

Beto Richa, presente no evento desde a noite de sábado, pôde ver pessoalmente a beleza de ter o show musical da noite lotado, assim como a arquibancada do rodeio e todo o complexo do parque. “Um momento de confraternização entre as famílias, bons produtos, que são oferecidos aqui, comercializados, serviço. Então, Campo Mourão está de parabéns pela grandiosidade dessa belíssima festa do Carneiro do Buraco”, afirmou o parlamentar.

Após cerca de 7 anos, prato símbolo de Campo Mourão, Carneiro no Buraco, voltou a ser servido no Parque de Exposições

Destaques na festa

Entre os destaques nesta edição foi o reforço na segurança. Mais de 300 profissionais, entre policiais militares, civis, penais, bombeiros, agentes da Diretran e vigilância municipal, atuam diretamente no parque e nas imediações. O local, monitorado em tempo real por 32 câmeras, inclui também patrulhamento de equipes da cavalaria e forças especiais. Pulseiras de identificação foram distribuídas às crianças na entrada principal todos os dias, garantindo mais tranquilidade às famílias.

Com shows gratuitos, apresentações culturais de mais de 200 artistas locais e regionais, parque de diversões, estrutura organizada e preços acessíveis, a festa agradou a diferentes perfis de público. A abertura, na noite de quinta-feira, reuniu aproximadamente 15 mil pessoas, com show da dupla Edson e Hudson e demais atrações.

A segunda noite, na sexta-feira, atraiu mais de 20 mil pessoas para o show de Mariana e Mateus e para a abertura oficial do rodeio e a programação em geral. A arena recebeu boiadas de Campina da Lagoa e Tuneiras do Oeste, e a final distribuirá R$ 20 mil em premiações. No sábado, foi registrado público recorde na festa, com mais de 30 mil pessoas. A apresentação musical de duas horas de João Neto e Frederico encerrou os shows nacionais. Novamente, o público foi expressivo para assistir ao rodeio em touros e aproveitar as demais atrações.

Com a confirmação de um público expressivo, forte adesão das entidades envolvidas e impacto direto na economia e turismo locais, além do grande apoio de diversos representantes das esferas estadual e federal, a 30ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco parece se consolidar novamente como um marco no calendário de Campo Mourão e da região. A organização já vislumbra melhorias para atender os participantes de forma cada vez mais satisfatória.