Barbosa Ferraz recebe R$ 100 mil em cama de aviário para fortalecer agricultura familiar

Produtores rurais de Barbosa Ferraz começaram a receber, nesta semana, R$ 100 mil em cama de aviário, por meio de convênio firmado entre a prefeitura, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O recurso foi viabilizado por meio do Plano Paraná Mais Cidades, programa estadual que visa fortalecer a agricultura familiar e ampliar a produtividade no campo com o uso de adubo orgânico.

A primeira carga foi entregue na manhã de segunda-feira (14) a produtores do município. O projeto beneficiará fruticultores, horticultores e sericicultores. Estes últimos já começaram a receber, em suas propriedades, as cargas correspondentes para aplicação nos amoreirais.

Já os fruticultores e olericultores receberão suas camas de aviário por meio das respectivas associações que fazem parte. Isso porque a atual administração municipal tem a intenção de fortalecer a agricultura familiar por meio do associativismo.

Diante disso, segundo a unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz, essa é uma boa oportunidade para agricultores que ainda atuam de forma independente conhecerem os benefícios de integrar uma associação e acessar políticas públicas voltadas ao setor.

O processo teve início no segundo semestre de 2023, com a disponibilização dos recursos no cardápio de projetos do Plano Paraná Mais Cidades (PPMC). Diante da necessidade e viabilidade de beneficiar pequenos agricultores com adubo orgânico, a prefeitura, vereadores, a fiação de seda Bratac e o IDR-Paraná/Seab uniram esforços para estruturar o projeto.

Com a solicitação de recurso atendida, foi realizada a entrega efetiva do produto aos agricultores familiares – uma conquista construída por meio da união de forças e do compromisso com o desenvolvimento rural, conforme destacou a equipe do IDR local.

Demais agricultores receberão suas camas de aviário por meio das respectivas associações que fazem parte

O sericicultor Flávio Bento, da comunidade Santa Rosa, parabenizou os envolvidos. “Todas as pessoas empenhadas nesse projeto merecem os parabéns, pois mostra que olham para os pequenos. Com isso, podemos receber em nossa propriedade com muita alegria a cama de aviário que com certeza vai nos ajudar muito na produção de casulos”, afirmou.

Ainda segundo o IDR-Paraná no município, iniciativas como essa têm grande relevância para o desenvolvimento rural sustentável. Além de fortalecer a agricultura familiar, com o repasse de aproximadamente 20 toneladas do subproduto para cada agricultor participante, a ação contribui diretamente para a preservação ambiental.

O material, proveniente da avicultura, que anteriormente representava um desafio logístico e ambiental durante a limpeza dos galpões, agora tem destinação adequada. Rico em nitrogênio, fósforo e potássio, ele passa a ser utilizado como insumo para adubação de áreas destinadas à produção de casulos e alimentos.

A medida também evita o descarte irregular, reduz riscos de contaminação de mananciais e problemas como a eutrofização de rios e lagos, promovendo o uso consciente e eficiente de resíduos orgânicos. A ação integrada foi viabilizada graças ao esforço conjunto entre o IDR local, agricultores familiares e o poder público municipal.