Engenheiro Beltrão: prefeitura faz descarte de 8 toneladas de pneus inservíveis

Sensível às questões ambientais e à destinação correta de materiais inservíveis, a Prefeitura de Engenheiro Beltrão, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou o descarte ecologicamente correto de mais de oito toneladas de pneus velhos e inutilizáveis esta semana.

Os pneus são levados ao ponto de coleta pelas borracharias da cidade. É o segundo recolhimento realizado este ano. Na primeira ação, foram descartadas 15 toneladas. Todo o material é recolhido por uma empresa que faz a reciclagem de pneus na região metropolitana de Curitiba, que dá o destino final ao material, sem custos ao município.

“O objetivo da gestão é incentivar a entrega adequada deste material e colaborar com a preservação ambiental e com a saúde pública, já que ao acumular água os pneus facilitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, explicou o auxiliar administrativo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Claudiney Martins. O recolhimento dos pneus é uma campanha permanente da prefeitura.

Martins disse ainda que o recolhimento é importante porque, quando o descarte é feito de forma errada, o pneu se torna um problema para o meio ambiente, pois demora em média 600 anos para se decompor na natureza, e pode se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.