Incêndio à vegetação causa transtornos a moradores no Parque das Acácias

Um incêndio à vegetação na tarde desta sexta-feira (18) causou transtornos a moradores do bairro. A ocorrência foi registrada na Rua Mario Kwitschal. O fogo teve início em uma vegetação seca sobre a calçada e só não atingiu uma reserva próxima ao local por conta de um muro.

A grande quantidade de fumaça se espalhou rapidamente nas proximidades, invadindo residências e causando transtornos. Algumas casas ficaram tomadas pela fuligem. Ao perceber as chamas, moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que enviou uma equipe ao local e conteve o fogo.

Populares disseram ter visto dois homens deixando o local logo após o incêndio, indicando que eles possivelmente causaram o incêndio propositalmente. Com a estiagem das últimas semanas e vegetação seca por conta das geadas, o Corpo de Bombeiros pede à população que redobre a atenção para evitar esse tipo de ocorrência.

Moradores devem evitar descartar bitucas de cigarros próximos a vegetações. Outra prática comum, mesmo sendo crime, é a limpeza de terrenos baldios utilizando fogo. Com o vento, a situação pode fugir do controle, causando incidentes graves.

Vale lembrar que queimadas são consideradas crime ambiental e podem gerar multas e até prisão. A prática de atear fogo em áreas urbanas ou rurais, como terrenos baldios, lixos ou vegetação seca, é proibida e pode causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.

A pena do crime de provocar incêndio em floresta e em outras formas de vegetação é de multa e reclusão de 3 a 6 anos para casos dolosos, quando há intenção da prática. Se o crime for culposo, sem intenção, a pena de detenção é de 1 a 2 anos e multa.

Serviço

Em Campo Mourão, para denunciar queimadas à Polícia Ambiental, populares podem ligar para o Disque Denúncia 181. Além disso, o serviço de ouvidoria da prefeitura de Campo Mourão também aceita denúncias através do telefone (44) 3518-1174, WhatsApp (44) 99927-9287 e e-mail [email protected].