Dia do Motociclista é celebrado com ações de conscientização em Campo Mourão
É comemorado neste domingo (27) o Dia Nacional dos Motociclistas, quando também começa a Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas, que segue até o próximo sábado (2). As datas foram instituídas pela Lei Federal nº 15.006/2024, que busca aumentar a conscientização sobre os riscos e reduzir o número de sinistros.
Antes mesmo de se tornar oficialmente nacional, a celebração já havia sido incluída no calendário anual de eventos de Campo Mourão, por meio da Lei nº 4.171/2020. Por isso, nesse sábado (26), foram realizadas ações no município visando promover a conscientização dos usuários desse veículo.
Motoclubes de Campo Mourão, com apoio de órgãos de trânsito e de segurança pública, se reuniram inicialmente na Praça São José. Entre as novidades deste ano, foi realizada revisão básica gratuita pela Honda Freeway aos motociclistas interessados que compareceram ao local.
Segundo os organizadores, neste ano, também aconteceu um cerimonial de abertura e participação de motoboys e motofretistas. Em seguida, houve uma motociata com escolta de equipes da Polícia Militar, da Diretoria de Trânsito de Campo Mourão (Diretran) e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), mediante a 8ª Ciretran.
De acordo com o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), empresas parceiras e a presença ativa dos motoclubes e motociclistas em geral da cidade contribuíram para dar visibilidade ao evento e reforçar a importância da responsabilidade no trânsito. As ações realizadas incluíram distribuição de materiais informativos, orientação sobre segurança para motociclistas, verificação de equipamentos obrigatórios e ações de conscientização sobre direção defensiva.
Dia do Motociclista
O Dia do Motociclista foi instituído em Campo Mourão por meio da Lei nº 4.171/2020. A medida visa incentivar ações voltadas à segurança no trânsito, contribuir para a conscientização de condutores de motocicletas na cidade, entre outros.
Na data estabelecida ou em dias próximos, são desenvolvidas anualmente ações educativas por meio de palestras, seminários, conferências, além de atividades culturais e de lazer, com a participação do Poder Público, instituições e autoridades.
Para isso, por meio do Poder Executivo, a secretaria ou órgão competente poderá firmar parcerias com a iniciativa privada, entidades, associações de motociclistas, polícia de trânsito e rodoviária, autoescolas e concessionárias/revendedoras, a fim de promover campanhas educativas e preventivas sobre segurança no trânsito, direção defensiva e prevenção de acidentes.

