Nova frente fria faz temperatura despencar no fim de semana em Campo Mourão e região
A entrada de uma nova frente fria no Paraná, com formação no oceano, traz chuvas e frio para Campo Mourão e região neste fim de semana. A temperatura voltará a despencar entre sábado (9) e segunda-feira (11). Em algumas cidades da Comcam, como o caso de Luiziana, por exemplo, a temperatura deverá atingir 5ºC no sábado com risco de geada.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), estão previstos apenas 2,3 milímetros de chuva para esta sexta-feira (8) em Campo Mourão. A “chuvica” será mais para trazer o frio, já que no sábado a mínima prevista é de 6ºC. A máxima não passará dos 15ºC.
Conforme o Simepar, no município, o frio mais intenso segue ainda no domingo (10), Dia dos Pais, e segunda-feira (11), com temperatura mínima prevista de 7ºC e 8º, respectivamente. Na terça-feira (12), o clima volta a esquentar. Porém, o dia será mais gelado que os últimos, com temperatura mínima prevista de 9ºC.
Para quem não gosta do frio, a boa notícia é que a partir da quarta-feira (13) a temperatura volta a subir gradativamente para os próximos dias. O que chama atenção é a amplitude térmica, no caso de Campo Mourão – a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas – prevista para os próximos dias. Os termômetros ficarão numa gangorra entre 12ºC e 26ºC e 16ºC e 31ºC.
Ainda conforme o Simepar, a previsão é que o mês de agosto seja de poucas chuvas. Depois da precipitação prevista para esta sexta, pelo menos até o próximo dia 21 deste mês, não há chuvas nos radares.
📲 Participe dos grupos de WhatsApp da Tribuna!
Temos grupos dos bairros, para pets, mamães, de fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais. É gratuito!
Previsão para o Paraná inclui geadas e temperaturas negativas
Segundo o Simepar, há previsão de geada em algumas regiões do Paraná, especialmente nas áreas que registrarem temperaturas abaixo de 5°C e pouca ocorrência de vento. “O cenário composto pela atuação de um sistema de baixa pressão no Litoral do Rio Grande do Sul e a formação de uma nova frente fria sobre o oceano favorecerá o desenvolvimento das instabilidades nessas regiões paranaenses. Em outras áreas do Estado, a chuva ocorrerá de forma mais isolada, com maior intensidade na divisa com Santa Catarina”, explicou o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan.
Segundo ele, nesta sexta, as instabilidades se espalharão por outras regiões, com maior intensidade no Sudeste, nos Campos Gerais e na faixa Leste. Nestas regiões, especialmente na divisa com São Paulo e na faixa litorânea, são esperados temporais localizados, com trovoadas, entre a tarde e a noite.
“Na retaguarda da frente fria, teremos o avanço de uma nova massa de ar polar, que provocará uma queda acentuada nas temperaturas em todo o Paraná. As temperaturas mínimas serão registradas durante a noite de sexta-feira, fenômeno conhecido como inversão térmica, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, e até mesmo em áreas do Noroeste. As temperaturas mínimas ocorrerão à noite, e não pela manhã, como é registrado normalmente”, ressaltou Furlan à Agência Estadual de Notícias (AEN).
O amanhecer de sábado (9) será muito frio, com temperaturas negativas no Centro-Sul, Sudeste e em alguns municípios do Sudoeste e dos Campos Gerais. Em localidades como Palmas e General Carneiro, as temperaturas poderão atingir -2°C. Nestas regiões há possibilidade de geada moderada, que poderá ser forte em áreas de baixada e vales, onde a proteção contra o vento favorece ainda mais o fenômeno. “Essa massa de ar polar avança rapidamente pelo sul do Brasil, resultando em um amanhecer gelado em todas as regiões do Paraná, diferente do que vem ocorrendo durante os últimos invernos, com frentes frias afetando mais intensamente a metade sul”, observou Furlan.
Ainda durante a manhã, o sol volta a aparecer nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba. Durante a tarde, as temperaturas se elevam e no Noroeste e Norte do Paraná, próximo a cidades como Paranavaí, Loanda e Paraíso do Norte, as temperaturas máximas ficarão ao redor dos 28°C.

