Assembleia terá semana de debates, cursos e interiorização
A Assembleia Legislativa do Paraná terá, nessa semana, uma programação intensa, que inclui o mutirão para estimular a doação eletrônica de órgãos, lançamento de publicações, cursos de capacitação e audiências públicas sobre inclusão, segurança e proteção de crianças e adolescentes. Também estão previstas sessões solenes de homenagem e duas edições da Assembleia Itinerante, que desta vez acontecem no interior do estado, durante a ExpoBan 2025 e a FrutFest 2025.
Abrindo a semana, na segunda-feira (1), tem início o mutirão de doação eletrônica de órgãos, realizado em parceria com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) e a Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg). O atendimento será prestado no Salão Nobre, sempre às segundas, terças e quartas-feiras de setembro, a partir das 9 horas.
No mesmo dia, às 9 horas, o Auditório Legislativo recebe a audiência pública de lançamento do Caderno do PNE Antirracista 2026-2036, proposta pelo deputado Professor Lemos (PT), em parceria com a deputada federal Carol Dartora (PT).
Às 18 horas, o Plenário recebe sessão solene em homenagem às imobiliárias de destaque do Paraná, por iniciativa da deputada Maria Victoria (PP), em parceria com o Sistema Cofeci-Creci.
Inclusão e capacitação
Na terça-feira (2), às 9 horas, o Auditório Legislativo sedia o Curso de Capacitação sobre a Pessoa com Deficiência: Conceito e Boas Práticas de Atendimento, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Defensoria Pública do Paraná.
Ainda na terça-feira, acontece audiência pública para debater o projeto de lei 561/2024, que institui o Estatuto Paranaense da Pessoa com Síndrome de Down, iniciativa da deputada Flávia Francischini (União).
À noite, o Plenário será palco de uma sessão solene em homenagem aos 140 anos do Teatro Guaíra, por iniciativa do deputado Ney Leprevost (União).
Segurança e direitos
Na quarta-feira (3), às 18h30, o Plenarinho recebe audiência pública para debater a regulamentação e os limites do porte de armas para vigilantes, proposta do deputado Delegado Tito Barichello (União).
Na quinta-feira (4), às 9 horas, a deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) promove audiência pública para discutir estratégias de combate à violência contra crianças e adolescentes.
Às 18 horas, o Plenário recebe sessão solene em homenagem ao Setembro Caramelo, mês de conscientização sobre adoção de animais domésticos, criada por lei do deputado Alexandre Amaro (Republicanos).
Assembleia Itinerante
Na quinta-feira (4), às 18 horas, será realizada a 28ª edição da Assembleia Itinerante, dentro da programação da ExpoBan 2025, em Bandeirantes. Já na sexta-feira (5), no mesmo horário, acontece a 29ª edição do programa, durante a FrutFest 2025, em Carlópolis.
Sessão plenária
A sessão plenária de segunda-feira (1) terá 12 itens na pauta, entre eles o PL 575/2023, do deputado Luis Corti (PSB), que trata do credenciamento de pessoas jurídicas prestadoras de serviços de medicina veterinária para inspeção em estabelecimentos de produtos de origem animal.
Também será votado em primeiro turno o PL 330/2024, da deputada Ana Júlia (PT), sobre o gerenciamento de resíduos sólidos por grandes geradores.
Em turno único, será apreciado o PL 144/2025, que inclui no calendário oficial o Sesc Triathlon Caiobá e a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu.
Transmissão
A sessão plenária de segunda-feira (1) terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, no canal 10.2 da TV aberta, canal 16 da Claro/NET e no YouTube do Legislativo.

