Oficinas de viola e canto caipira estão com inscrições abertas em Campo Mourão

O Instituto São José de Viola Caipira e a Orquestra Viola no Campo, por meio do Projeto Viola Viva Viva Viola (Lei Rouanet), estão com inscrições abertas em Campo Mourão para oficinas de viola caipira e de canto caipira. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Para a oficina de viola, as inscrições podem ser feitas até o dia 14 deste mês no link: https://tinyurl.com/4d5cjtrk. De acordo com o edital, podem participar iniciantes, intermediários ou avançados. “O importante é gostar de viola e querer aprender”, comentou Nery França, membro da Orquestra Viola no Campo. A oficina será realizada nos dias 16, 17, 18 e 19 deste mês, sempre das 18h30 às 22h30.

“Serão quatro dias de oficina, quatro horas por dia e muito aprendizado para quem quer aprender a tocar viola”, ressaltou França. Ministrará a oficina o maestro da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Rui Torneze de Araújo. Além de maestro, Araújo é violeiro, professor e escritor.

Ele é formado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos no Conservatório Marcelo Tupinambá, sob orientação do maestro Carmelo Crisafulli, onde se aperfeiçoou em violão erudito. Araújo é fundador da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, grupo no qual atuou como maestro e que, em 29 de outubro de 2010, completou 13 anos de atividades. Em 2002, gravou com a Orquestra um CD e DVD ao vivo no Teatro São Pedro, trabalho que lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino de 2004.

Oficina de canto

Já para a oficina de canto caipira, as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 16 no link: https://tinyurl.com/4wdebejf. Serão dois dias de atividades (19 e 20 deste). A atividade será ministrada pela regente Juliana Satiko Uejima.

No dia 19, a oficina será das 18h30 às 22h30 e, no dia 20, das 14 às 18 horas. Podem participar pessoas com nível de experiência iniciante, intermediário e avançado. Juliana é graduada desde 1998 em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela se destaca como preparadora vocal em diversos locais do país, sendo chamada para ministrar oficinas e encontros. Atualmente, reside em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, onde rege o Água Viva Coral. Para as duas oficinas, as inscrições são gratuitas.

Inscrições: