Barbosa Ferraz abre programação da Festa do Porco Garantido nesta sexta
O município de Barbosa Ferraz abre nesta sexta-feira (5) a programação da festa do seu prato típico, o Porco Garantido, que prossegue até o domingo (7) no Centro de Eventos municipal, quando será servido o almoço com a iguaria. Os festejos são em comemoração aos 65 anos de emancipação político-administrativa da cidade, celebrados no dia 25 de julho.
Esta semana a prefeitura finalizou os preparativos da estrutura da festa. Segundo o prefeito Carlos Rosa Alves, tudo foi organizado priorizando o bom atendimento e conforto dos visitantes. “Toda região da Comcam está convidada a participar da nossa festa”, falou Carlos Caxão, como é mais conhecido o prefeito.
Aproximadamente 15 mil pessoas devem participar dos festejos nos três dias de programação. Diversas atrações estarão à disposição do público, como praça de alimentação, parque de diversões, com brinquedos infláveis, shows artísticos regionais, feira de artesanato, exposição de crochê, além do tradicional almoço do prato típico da cidade.
O município colocou 1.400 convites para o almoço à venda a R$ 60,00 cada. Interessados podem adquirir os ingressos na Apae do município. O almoço será servido no dia 7 de setembro, feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, no Centro de Eventos do município.
A programação será aberta nesta sexta-feira, com funcionamento das barracas de alimentação e parque de diversões. Às 22 horas, haverá show com Júlia e Rafaela + DJ Buga. A festa prossegue no sábado (6) com show às 22 horas da Banda Djavú + DJ Buga. Já no domingo (7), encerramento da programação, às 11h30 será servido o almoço com o prato típico Porco Garantido. Às 13 horas, haverá show com a Banda Dona Benta e, às 17 horas, show com Adriano Rhod.
“Preparamos uma estrutura pensando na boa recepção dos visitantes”, ressaltou o prefeito. Além disso, a segurança será reforçada nos dias de festa para manter a tranquilidade dos participantes.

Porco Garantido
O Porco Garantido, feito com carne suína desossada, foi adotado como prato típico de Barbosa Ferraz em 2007. De lá para cá, o número de convites vendidos aumenta a cada ano, atraindo pessoas de várias cidades da região. A iguaria é assada em fogo brando, na grelha, por cerca de quatro horas. Depois, é colocado em fogo forte por cerca de três a quatro minutos para ficar “garantido”.
Acompanha o prato arroz branco, saladas, tutu de feijão e torresmo. Em torno de 1,5 mil quilos de carne são preparados para o almoço. Para padronizar o prato, os animais escolhidos têm no máximo 1 centímetro de gordura. O objetivo é que o assado esteja no ponto e a carne tenha o menor índice de gordura possível. Os porcos vão para o fogo na madrugada que antecede o almoço.
Barbosa Ferraz foi instituída como município por meio da Lei Estadual nº 4.245, de 25 de julho de 1960, sancionada pelo governador Moysés Willi Lupion de Tróia. O nome do município foi uma homenagem ao Major Antônio Barbosa Ferraz. De acordo com o IBGE, a cidade tem atualmente 11.426 habitantes. Hoje a cidade é reconhecida no estado do Paraná, por lei, como a “capital do crochê”.
Programação completa da festa
Sexta-feira – 5 de setembro
22 horas – Show com Júlia e Rafaela + DJ Buga
Sábado – 6 de setembro
22 horas – Show com Banda Djavú + DJ Buga
Domingo – 7 de setembro
11h30 – Almoço com o prato típico Porco Garantido
13 horas – Show com Banda Dona Benta
17 horas – Show com Adriano Rhod

