Morre Werner Wanderer, figura histórica da política no Oeste do Paraná
O ex-prefeito e ex-deputado Werner Wanderer morreu nesse domingo (7), aos 86 anos, em Curitiba. Ele estava internado desde o dia 30 de agosto, após sofrer um acidente doméstico que resultou em um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O óbito foi confirmado por familiares. O sepultamento está marcado para as 17h desta segunda-feira (8), no Cemitério Parque Iguaçu, na capital paranaense.
Natural de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, Werner Wanderer foi o segundo prefeito do município, assumindo a administração em 1965. Ao longo da trajetória pública, ocupou ainda quatro mandatos como deputado estadual (1975 a 1991) e três como deputado federal (1991 a 2003), somando quase quatro décadas de atuação política.
Reconhecido como um dos principais líderes da região Oeste, teve papel decisivo na destinação de recursos e na articulação de políticas públicas que contribuíram para o desenvolvimento de Marechal Rondon e cidades vizinhas.
Com a morte do ex-prefeito, a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon decretou luto oficial de três dias. Em nota, a administração municipal destacou o legado deixado por Wanderer, ressaltando seu compromisso com o fortalecimento do município e da região. “Seu trabalho e compromisso deixaram um legado de conquistas que continuam a inspirar gerações. Neste momento de dor, a administração municipal presta solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade rondonense, que perde uma de suas grandes referências políticas”, diz o texto.
A Câmara Municipal também manifestou pesar pelo falecimento. O presidente do Legislativo, Valdir Sackser, ressaltou que o nome de Werner Wanderer está para sempre na história do município. “Sua trajetória de vida pública foi marcada por um trabalho incansável em prol do desenvolvimento e bem-estar de todos”.
Werner Wanderer deixa esposa, dois filhos, quatro netos e seis bisnetos.

