Crianças exploram os gêneros jornalísticos e conhecem o funcionamento da TRIBUNA

Na manhã desta quinta-feira (16), o jornal Tribuna do Interior se transformou em um espaço de aprendizagem real para aproximadamente 42 alunos, entre cinco e seis anos de idade, de três turmas do nível Infantil 5 do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Paula, de Peabiru. Eles fizeram uma visita à redação e ao parque gráfico do mais tradicional veículo de comunicação regional, em Campo Mourão.

Acompanhadas das professoras Camila Locks, Marlene Caetano, Maria Eduarda Floriano, Jaqueline Costa, Giovanna Hammerer e Tacyani Santos, as crianças exploraram o universo jornalístico. Encantadas com os processos e com o conhecimento de contextos que remetem a uma época anterior ao mundo digital, elas puderam tirar dúvidas e compreender como ocorre a produção das reportagens, desde a coleta de informações em fontes confiáveis até a impressão dos jornais.

Estudantes conheceram a redação do jornal, compreendendo como as reportagens são produzidas

De acordo com a professora Camila, a visita foi motivada pelo conteúdo escolar que vem sendo desenvolvido nas turmas, que envolve os gêneros textuais. Um dos explorados trata-se justamente dos gêneros jornalísticos. Inclusive, os alunos já visitaram também outros veículos de comunicação, como a RPC e a Rádio Mundo Livre FM, ambos em Maringá. “Os gêneros estão sendo trabalhados de forma lúdica, com atividades ligadas às brincadeiras que eles estavam acostumados”, explicou a docente.

Para complementar a compreensão real dos educandos em relação aos diferentes veículos de comunicação na sociedade, eles exploraram os arquivos de jornais impressos da TRIBUNA, com centenas de exemplares que datam de 1976 até os dias atuais. Em seguida, eles acompanharam a demonstração da impressão dos jornais e cada um recebeu uma cópia da edição desta quinta-feira. “Esperamos que essa visita influencie no futuro das crianças, tornando elas sempre curiosas no mundo do conhecimento”, disse Camila.

Durante a visita, os alunos também exploraram os arquivos da TRIBUNA, que datam de 1976 até os dias de hoje

A empolgação dos alunos, percebida pelas professoras mesmo antes da chegada ao jornal, se confirmou no local. Durante a visita, eles resumiram a experiência como “muito legal”, despertando curiosidade e interesse pela escrita, mesmo antes de se alfabetizarem.

Mas o entusiasmo não foi exclusividade das crianças; as professoras também se mostraram animadas com a visita. “Às vezes, a gente [professoras] fica até mais empolgada do que as crianças”, falou Camila, aos risos, agradecendo pela oportunidade e dizendo que a experiência promoveu um espaço de aprendizagem tanto para os educandos quanto para as educadoras.

Após acompanhar a demonstração da impressão dos jornais, cada aluno recebeu um exemplar da edição desta quinta-feira
Ao lado desta jornalista, Érica Kalinovski, que conduziu a visita, o aluno Elias, apesar da pouca idade, revelou que já tem grande interesse pelo universo da comunicação