Danos da tempestade em Campo Mourão levam à suspensão de atendimentos; veja órgãos afetados
A prefeitura de Campo Mourão publicou um decreto nesse domingo (2), suspendendo o atendimento ao público de alguns órgãos municipais nesta segunda-feira (3). A medida foi necessária diante da ocorrência da tempestade com granizo que aconteceu no município no final da tarde de sábado (1º), comprometendo a estrutura de diversos setores públicos.
Segundo o Decreto nº 12223, entre os estabelecimentos, estão a própria sede do município, a diretoria de Gestão de Pessoas, escola, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Unidades Básicas de Saúde. Confira a lista completa dos locais no final da reportagem.
A interrupção nos atendimentos poderá ser prorrogada dependendo da avaliação da extensão dos danos. O documento também informa que os demais órgãos públicos do município seguem com atendimento normal. Na noite de sábado, o prefeito Douglas Fabrício informou que já estava sendo preparada a documentação para o decreto de estado de calamidade pública, classificando a situação como “muito grave”.

O decreto determina que a Defesa Civil de Campo Mourão, ligada à Secretaria de Infraestrutura, Segurança e Mobilidade Urbana, tome todas as providências para enviar o Formulário de Informações do Desastre (FID) ao Estado, solicitando o reconhecimento do desastre ocorrido em 1º de novembro de 2025, o que permitirá a liberação de recursos e apoio para enfrentar a crise.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dezenas de famílias que tiveram suas casas destelhadas foram atendidas nas últimas horas com o fornecimento de lonas, além de diversos atendimentos emergenciais, principalmente para remoção de árvores caídas sobre veículos, muros, portões e residências. Pelo menos, duas famílias na cidade ficaram desabrigadas, deslocando-se para casas de familiares. Alagamentos em estabelecimentos comerciais e até em unidade hospitalar também foram registrados.
Segundo a administração municipal, os trabalhos seguem sendo realizados pelos órgãos públicos em conjunto com o Corpo de Bombeiros para avaliar os danos e adotar as medidas necessárias. “Ninguém ficará desamparado”, assegurou Douglas. Uma reunião com os secretários municipais foi realizada nesse domingo (2) para definir as próximas ações de atendimento à população e recuperação das áreas afetadas.
Atendimento interrompido nesta segunda-feira (3)
Paço Municipal
Diretoria de Gestão de Pessoas
Escola Municipal Parigot de Souza
CMEI Santo Antônio
CMEI Santa Cruz
CMEI Cidade Nova
CMEI Doce Magia
CMEI Primeiros Passos
Centro de Criatividade da Secretaria Municipal de Cultura
UBS Delbos Zola Leodoro da Silva (Jardim Lar Paraná)
UBS Dr. Diogo Ferraz Salvador (Jardim Paulista)
UBS Dr. Benedito Pereira Duarte (Jardim Modelo)
Centro de Convivência Esperança

