Morre Wanderley Cosmo, escritor e ex-jornalista da Tribuna do Interior

Faleceu, nesta sexta-feira (5), Wanderley Cosmo da Silva, aos 62 anos, em decorrência de complicações de saúde. Escritor e jornalista, ele atuou em diversos veículos de comunicação da região, incluindo o Jornal Tribuna do Interior, em Campo Mourão. Wanderley também teve papel de destaque nos bastidores do meio político, sobretudo no município de Engenheiro Beltrão, onde residia.

Graduado em Comunicação Social pela Universidade do Oeste Paulista (Unioeste) em 1995, Wanderley construíu uma trajetória profissional marcada por atuação em diferentes frentes da comunicação. Entre 1993 e 1995, foi representante na cidade em que morava de um jornal de Maringá. Em seguida, entre 1995 e 1996, ocupou todas as editorias do principal jornal da Alta Sorocabana, em São Paulo.

A partir de 1996, manteve sua própria publicação, o Mensagem Express, e, de 2000 a 2001, foi jornalista na TRIBUNA. ntre 2001 e 2005, atuou como repórter correspondente de um jornal com sede em Curitiba. Ao longo da carreira, também trabalhou como perito técnico de projetos culturais no Ministério da Cultura – Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – e exerceu a função de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná.

Com uma escrita definida por muitos como “impecável”, Wanderley participou da produção das coletâneas de poesias “Poetas Brasileiros de hoje” (1986 e 1987) e “Escritores Brasileiros” (1987).

Também foi convidado especial no ensaio sociológico “Cartas na Mesa” (2001), com 13 cartas abertas (para as autoridades constituídas, sociedade, dirigentes políticos, partidos, eleitores, comerciantes, comerciários, professores, produtores rurais, alunos, líderes, trabalhadores, artistas, religiosos e programa teatro para todos).

O velório está acontecendo na Capela Mortuária de Engenheiro Beltrão. O sepultamento será no Cemitério Municipal da cidade, neste sábado (6), às 17 horas.

📢 ACESSE: Grupos de WhatsApp: bairros de Campo Mourão, pets, agro, trânsito, vendas e mais!