Campo Mourão recebe curso preparatório para editais culturais neste fim de semana
No próximo final de semana, Campo Mourão recebe a formação Maino’i – Produção e Gestão de Projetos Culturais –, um curso gratuito e intensivo para quem deseja tirar projetos do papel e se preparar para os editais culturais. É a última oportunidade do ano para quem quer entrar no próximo ciclo de fomento com mais segurança e mais técnica. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas preenchendo o seguinte formulário on-line:https://tinyurl.com/4dc26hhm.
A formação será no sábado (13) e no domingo (14), das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas, no Centro da Juventude Itachir Tagliari. Voltado para pessoas que fazem parte de coletivos e associações, jovens, estudantes maiores de 18 anos que se interessam por cultura, produtores culturais iniciantes de Campo Mourão, agentes culturais indígenas e quilombolas, o curso oferece dois dias de imersão prática, além de material didático e aulas online gravadas.
Campo Mourão torna-se um dos polos do Lote 3 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Ministério da Cultura, junto a outros municípios paranaenses. O curso é recomendado nesta época, pois o final do ano é o momento em que agentes culturais se organizam para participar das oportunidades que começam em 2025 e avançam no calendário de 2026.
Conforme os organizadores, participar do Maino’i permite que as pessoas possam: estruturar ideias em projetos reais, compreender etapas essenciais de produção e gestão de projetos, entrar nos editais já com proposta pronta, fortalecer a atuação cultural na região e ampliar a presença de agentes do município nos mecanismos de fomento.
Um encontro entre saberes
O nome Maino’i, que significa beija-flor em Guarani, representa troca, sabedoria e movimento. Assim como o beija-flor espalha vida por onde passa, o curso chega a Campo Mourão para semear autonomia cultural, unir saberes tradicionais e ferramentas contemporâneas de gestão.
Com 30 horas de atividades, o curso combina aulas on-line com oficinas presenciais e mentoria coletiva, oferecendo criação e estruturação de projetos, elaboração de propostas, planejamento financeiro, gestão de execução e prestação de contas, além de mentoria individualizada para os projetos.
É considerada a oportunidade ideal para começar 2026 com um projeto cultural pronto para os editais — inclusive para quem nunca escreveu um projeto.
Serviço
Curso: Maino’i – Formação em Produção e Gestão de Projetos Culturais
Data: 13 e 14 de dezembro, das 9h às 12h e das 13h às 18h
Local: Centro da Juventude Itachir Tagliari – Rua Robson Daciuk Paitach, nº 179, Jardim Aeroporto (próximo à UPA)
Inscrições: https://tinyurl.com/4dc26hhm (vagas limitadas)

