Coamo realiza a 3ª edição do Encontro de Verão em Dourados (MS)

Dourados no Mato Grosso do Sul foi palco de um importante evento de difusão de tecnologias. Foi a terceira edição do Encontro de Verão da Fazenda Experimental da Coamo. O evento foi realizado nos dias 03 e 04 de dezembro e reuniu cerca de 1.200 pessoas nos dois dias. Uma oportunidade para os cooperados sul-mato-grossenses, que recebem informações de pesquisas realizadas especialmente para as características das lavouras do Estado.

Segundo o diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, o evento consolida um sonho que virou realidade: oferecer aos cooperados do Mato Grosso do Sul um espaço de pesquisa, inovação e desenvolvimento. “A Fazenda Experimental está muito bem localizada e muito bem equipada, em área de 70 hectares onde nós nos dedicamos a fazer experimentação agrícola, testar tudo aquilo que nós levamos para os nossos cooperados. E, assim, como já fazemos em Campo Mourão (PR), tanto no inverno como no verão, realizamos um encontro com os cooperados para transferir para eles, aquilo que temos de melhor em termos de tecnologia e o que vemos de desafios que ele está enfrentando lá no dia a dia, no campo”, destaca.

O cooperado Elsi Sandri, de Ponta Porã, não perde a oportunidade de participar do evento. “Esse é o segundo ano que participo. Isso aqui é muito importante, e o produtor rural precisa reservar um tempo na agenda para ter esse momento de conhecimento, pois isso aqui vemos na prática, o que funciona ou não lá no campo. Isso traz mais segurança para aplicar as novas tecnologias.”

Foram cinco estações de pesquisa com assuntos ligados às principais culturas da estação, além de uma palestra especial sobre oportunidades e tendências do mercado agrícola. “São estações extremamente atuais e que vem já atender o cooperado nessa mesma safra. Então ele encontrou assuntos e demonstrações que ele vai tirar de exemplo para que possa já conduzir essa lavoura dentro do próprio ano”, explica o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari.

Com três anos de funcionamento em Dourados, a Fazenda Experimental do Mato Grosso do Sul segue o mesmo modelo que há mais de 50 anos tem contribuído para o desenvolvimento dos cooperados em Campo Mourão (PR). “O objetivo não é gerar lucro para a Coamo, mas sim produzir tecnologia, gerar conhecimento e garantir que quem ganhe seja o cooperado. Essa missão vem sendo cumprida com muita eficiência”, conclui Galinari.