Município de Boa Esperança recebe inscrições para CastraPet

O município de Boa Esperança está recebendo inscrições para o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). Os munícipes que atenderem aos critérios estabelecidos (confira a seguir) têm até sexta-feira da próxima semana (19) para participar. As castrações serão realizadas no dia 15 de janeiro de 2026.

Os interessados podem comparecer à sala da Secretaria de Agricultura no município, na Praça Orlando Poppi, ao lado da Associação Comercial. O atendimento ocorre durante a semana, das 8 às 11 horas e das 11h30 às 16h30.

A prefeitura informa que não é necessário levar os animais para realizar as inscrições, que são feitas apenas presencialmente. Dúvidas podem ser sanadas entrando em contato pelo telefone (44) 3552-1222.

Critérios de seleção

  • Animais de 6 meses a 7 anos

  • Família inscrita em Programa Social (Cad-Único, Bolsa Família, Auxílio Brasil e outros) e limitado a 4 animais por família

  • Famílias com renda de até 3 (três) salários mínimos e limitados a 4 animais por família

  • Protetores de Animais (animais adotados, animais de rua ou vítimas de maus tratos)

Documentos obrigatórios

  • Cópia do RG e CPF ou CNH

  • Cópia do Comprovante do Benefício Social (Cad-Único, Bolsa Família; Auxílio Brasil e outros)

  • Cópia do comprovante de Residência Atualizado

  • Em caso de animal de rua, o tutor deverá comprovar que é Protetor

O programa

O CastraPet é um programa do Governo Estadual, promovido por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), com apoio das prefeituras, que busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. Nas últimas semanas, foi lançado o quinto ciclo da iniciativa, que contempla os meses de novembro de 2025 a julho de 2026.

Além de Boa Esperança, outros 14 municípios da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) foram contemplados nesta próxima etapa: Ubiratã, Nova Cantu, Juranda, Mamborê, Terra Boa, Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, Fênix, Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul, Campo Mourão, Altamira do Paraná, Quarto Centenário e Goioerê.

As castrações nessas cidades ocorrerão de janeiro a abril de 2026. Para conferir o período de inscrição de cada uma, os interessados podem acompanhar os canais oficiais de comunicação das prefeituras ou entrar em contato com as secretarias de Agricultura locais.