Homem é preso em flagrante por pesca ilegal durante a piracema em Campo Mourão

Um homem foi preso em flagrante por pesca ilegal durante o período de piracema, na sexta-feira (16), em Campo Mourão. A ocorrência foi registrada durante ações da Operação Verão 2025/2026, realizadas pela Polícia Militar do Paraná, por meio da Polícia Militar Ambiental.

De acordo com a PM Ambiental, a equipe realizava patrulhamento nas imediações da represa da Usina Mourão, em cumprimento à Ordem de Operação nº 015/2025, quando abordou um indivíduo que pescava no lago da usina. Durante a fiscalização, os policiais visualizaram um balde contendo seis peixes da espécie traíra, que, juntos, totalizavam 3,125 quilos. O próprio abordado informou que havia pescado os peixes no local.

Ainda conforme a corporação, a pesca ocorreu durante o período de piracema, quando a atividade é proibida para espécies nativas da ictiofauna brasileira, como a traíra (Hoplias malabaricus). A restrição está prevista na Instituto Água e Terra Portaria nº 377/2022, que regulamenta o período de defeso no Paraná.

Diante da constatação do crime ambiental, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais. Além dos peixes, quatro varas de pesca utilizadas na atividade irregular também foram apreendidas. A ocorrência foi registrada em boletim oficial e o caso ficou à disposição da autoridade policial para as medidas cabíveis.