Passeata chama atenção para inclusão de pessoas com síndrome de Down

A comunidade realizou uma passeata de conscientização em alusão ao Dia Nacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. A ação aconteceu nessa terça-feira (31), em Barbosa Ferraz e reuniu diferentes setores em defesa da inclusão e do respeito às pessoas com deficiência.

A iniciativa foi organizada pela moradora Érica Emi Morino Berbert, que transformou a vivência com a filha, Laura Emi, em mobilização social. A criança tem síndrome de Down e realiza acompanhamento na São Manoel Clínica Integrada.

A passeata contou com apoio da prefeitura, da Clínica São Manoel Integrada, da Escola Municipal Jacira Momesso de Almeida Peternelli e de acadêmicos do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Machado de Assis.

Durante o ato, os participantes percorreram ruas da cidade com mensagens de conscientização, destacando a importância da inclusão e da valorização das pessoas com síndrome de Down. A mobilização também reforçou que a condição não representa limitação, mas potencial que deve ser desenvolvido com apoio adequado.

A ação também teve caráter educativo, ao chamar atenção para a necessidade de participação coletiva na construção de uma sociedade mais inclusiva. A organização destacou que a integração entre família, escola, profissionais e poder público é fundamental para ampliar o acesso a direitos e oportunidades. A mobilização marcou a data com foco na conscientização e no fortalecimento de políticas e práticas voltadas à inclusão social.

Veja mais fotos: