Representantes da equipe de transição do governador eleito Sergio Moro e do atual governo de Carlos Massa Ratinho Junior se reuniram pela primeira vez nesta quinta-feira (5), no Chapéu do Pensador, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, para dar início aos trabalhos de transição na gestão do Governo do Paraná. Durante o encontro, foram apresentados os integrantes dos dois grupos e também foi entregue o ofício com uma solicitação de informações sobre a atual gestão.
O governador eleito e o atual não participaram da reunião. A formalização também foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4).
A partir de agora, o grupo terá acesso a dados sobre a situação financeira do Paraná, a estrutura administrativa, os contratos, os programas e as obras em andamento, entre outros aspectos da gestão estadual.
“Este é um passo fundamental para que possamos conhecer em profundidade a realidade da administração estadual. Com acesso às informações e aos dados do governo, teremos condições de fazer um diagnóstico mais preciso da situação do Paraná, identificar as prioridades e preparar as decisões que serão tomadas a partir de janeiro. Queremos começar o governo com planejamento, responsabilidade e clareza sobre os desafios que teremos pela frente”, afirmou Sergio Moro.
O processo foi regulamentado pelo Decreto nº 15.525, assinado por Ratinho Junior em 26 de outubro. A norma estabelece as regras para o compartilhamento de informações entre a atual administração e os representantes do governador eleito, garantindo condições para o planejamento da próxima gestão e a continuidade dos serviços públicos.
Equipe de Moro
O Decreto nº 15.659, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4), oficializou os dez nomes indicados pelo governador eleito:
• Lucas Alves de Lima Barros de Góes – coordenador-geral;
• Pricilla Maria Santana;
• Aparecida de Fátima Gavioli;
• Edson José de Vasconcelos;
• Louise Caroline Campos Low;
• Luiz Rodrigo Grochocki;
• Fernando Hideyo Yokemura;
• Vinicius Klein;
• Itanielson Dantas Silveira Cruz;
• Lucca Silva Perdigão.
Representantes do Atual Governo
O mesmo decreto instituiu a Comissão de Transição, formada por representantes da administração de Ratinho Junior, responsáveis pela interlocução com o grupo de Moro. A composição é a seguinte:
Coordenadores:
• Renato Guimarães Adur – coordenador-geral;
• Darci Plana;
• Daniel Wesley Vilas Boas Rocha.
Membros:
• Alexandre Castro Fernandes;
• Bihl Elerian Zanetti;
• Camila Mileke Scucato;
• Henrique Bonatto Rego Barbosa;
• João Luiz Giona Junior;
• Luciano Borges dos Santos;
• Luiz Paulo Budal Pedroso de Almeida;
• Maiquel Guilherme Zimann;
• Paulo Mateus Charelli;
• Renan Barbosa Lopes Ferreira.
A transição antecede a posse de Sergio Moro, marcada para 6 de janeiro de 2027, quando ele assumirá o comando do Executivo estadual.