Saúde espera imunizar 17.146 crianças contra pólio na Comcam

A Comcam inicia na próxima segunda-feira (28) a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente menores de 15 anos de idade. A imunização prossegue até o dia 30 de outubro. 

Na região de Campo Mourão, a 11ª Regional de Saúde espera imunizar contra a poliomielite 17.146 crianças da faixa etária entre 12 meses a menores de 5 anos. A meta é vacinar pelo menos 95% deste público alvo. “A gente precisa que a população saiba a importância da imunização para que possamos estar protegidos de doenças preveníveis haja vista que temos risco de sarampo e febre amarela”, comentou o chefe da Regional, Eurivelton Wagner Siqueira.

Segundo ele, a região é um corredor de febre amarela no Estado. “Graças a Deus não temos casos e por isso pedimos à população que se vacine”, ressaltou, ao lembrar que a campanha foi adiantada uma semana no Paraná.  Siqueira comentou que todos os municípios já estão abastecidos com doses da vacina na Comcam. “Precisamos que nestes 30 dias a população procure os postos de saúde e se informe dos horários de vacinação. Com certeza alguns municípios estenderão o horário e terão pontos de vacinação alternativos, conforme temos orientado”, frisou.

Ele disse que a baixa cobertura vacinal contra poliomielite é preocupante na Comcam. Nesta época do ano, conforme Siqueira, a vacina deveria ter alcançado no mínimo 70% do seu público alvo. No entanto, informou, em alguns municípios a cobertura não alcançou 50%. “Isso tem nos preocupado muito”, observou. Ele destacou também a importância de a população levar a carteirinha para atualização das vacinas. 

Campanha

A Campanha Nacional de Multivacinação oferta vários tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade como: BCG, que previne as formas graves de tuberculose;  Pentavalente,  que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B;  Rotavírus Humano, contra a diarreia;  Pneumocócica 10 , contra a pneumonia meningite e otite;  Meningocócica C e ACWY, que previne contra meningites; Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; vacina HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens;  vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é dirigida a crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos de idade. A população estimada no Paraná é de 583.962 crianças e a meta é atingir o índice de 95% de cobertura vacinal. Esta vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança. O Paraná não registra casos de pólio desde 1987 e o Brasil desde 1990. Em 1994 o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.