Secretário descarta lockdown em Campo Mourão, mas anuncia rever situações de aglomerações

Com o número de casos de coronavírus (Covid-19) aumentando em Campo Mourão e as mortes ocorrendo, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, transmitiu live no início da noite dessa terça-feira (17), no facebook oficial da prefeitura para comentar a situação. Durante a transmissão, ele esclareceu que está descartado no momento o lockdown na cidade. Porém, anunciou que os Comitês da Saúde e de Enfrentamento do Coronavírus estão revendo algumas situações de aglomerações em alguns estabelecimentos. 

“Muitos estão questionando e até fake news já circularam em Campo Mourão que vai ter um lockdown na cidade nos próximos dias. Isso está descartado. Até o momento não temos justificativa para fechar toda economia e todo o setor produtivo da cidade e deixar apenas o essencial. Os números estão aumentando? Sim. E com certeza isto nos preocupa muito”, falou. Campo Mourão tem até o momento 2.028 casos de Covid-19 confirmados e 43 mortes. Os números suspeitos também são altos: 124. Monitorados somam 561. Já os recuperados são 1.640. 

Santos afirmou que apesar dos números em alta a maioria dos comerciantes está seguindo ‘à risca’ as regras de prevenção de contaminação com utilização de máscaras, distanciamento entre pessoas, capacidade reduzida dos estabelecimentos, entre outras, o que tem trazido segurança para aqueles que precisam trabalhar e também a quem precisa fazer suas compras. “Então neste segmento, por estas precauções não vemos risco em potencial a ponto de ter que fechar tudo”, justificou.

O secretário disse, no entanto, que algumas situações estão fugindo do controle, como aglomerações e locais que não é possível o uso de máscara, como em estabelecimentos do ramo de alimentos, por exemplo. “Teremos que fazer uma reunião provavelmente com participação destes ramos para pensarmos em uma estratégia para que ninguém saia prejudicado tanto do ponto de vista da saúde como econômico”, pontuou, ao alertar que a pandemia não acabou e que o risco ainda é iminente. “Temos mortes ocorrendo e a ocupação de leitos aumentando”, ressaltou.

Após surto de Covid-19, município faz testagem em massa na cadeia 

Em relação a situação do surto de coronavírus que ocorre na cadeia pública de Campo Mourão, o secretário de Saúde Sérgio Henrique Santos informou que o município montou uma estrutura para dar assistência de monitoramento aos presos e trabalhadores do local. 

Ele informou que foi realizada a testagem em massa dos detentos. Do total de exames, 171 deram positivos, entre presos e funcionários, dos quais 5 infectados são funcionários e 166 presos. 66 deram negativos.  E 40 presidiários se recusaram a fazer o exame de PCR para detectar o vírus.

“Estamos muito preocupados com esta situação, mas todos estão sendo monitorados. Se for necessário com certeza vamos acionar o serviço hospitalar”, disse o secretário. A situação na cadeia está sendo acompanhada pela Vigilância Epidemiológica de Campo Mourão, com apoio da 11ª Regional da Saúde, representantes do Depen e também pelo delegado chefe Nilson Rodrigues da Silva.

Santos informou que o município fez também um repasse considerável de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) aos profissionais que atuam na cadeia e detentos como aventais descartáveis, máscaras N95, proteção facial em acrílico, e máscaras de tecido. “Isso já vem acontecendo desde o início da pandemia”, frisou. 

O secretário informou ainda que as visitas de familiares aos detentos estão suspensas desde março. “Sabemos que pelas condições da cadeia é difícil fazer este controle, mas estamos todos empenhados para ter o melhor resultado possível”, acrescentou.