Gêmeos nascem de dois úteros diferentes

Morton Plant Hospital / Divulgação
Nathan e Natalie

Uma mulher americana deu à luz a dois bebês gêmeos gerados em dois úteros diferentes. Segundo o hospital em que ocorreu o parto, um caso como esse tem uma probabilidade de apenas uma em 5 milhões de ocorrer.

Andreea Barbosa, de 24 anos, tem uma condição rara chamara útero didelfo, com ocorrência de uma em cada 2 mil mulheres em todo o mundo. Nesses casos pode ocorrer infertilidade, abortos espontâneos ou nascimento prematuro.

Para surpresa da equipe médica os gêmeos, chamados Natalie e Nathan, nasceram na última quinta-feira no hospital Morton Plant, na cidade de Clearwater, de parto cesariana, com 36 semanas de gestação.

A mãe, que já tem uma filha de dois anos, afirmou que ficou chocada ao saber que tinha um bebê em cada útero, mas esta muito feliz pelos bebês estarem saudáveis.

Esse caso não é único no mundo, há cerca de cem casos conhecidos de mulheres com úteros didelfos que tenham ficado grávidas nos dois úteros ao mesmo tempo em todo o mundo.

Para que você possa entender, o útero didelfo se desenvolve em fetos do sexo feminino ainda antes do nascimento, devido a uma falha no desenvolvimento dos dois tubos que se juntam para formar o útero. Dessa forma são formadas duas cavidades uterinas separadas.

Muitas mulheres com essa condição passam a vida inteira e nunca são diagnosticadas, passando por gravidez e partos saudáveis.

Segundo a médica de Andreea que atendeu a gestante, o sucesso da gestação ocorreu devido ao diagnóstico precoce que ajudou a levar a gravidez até o final sem complicações. “Por estarmos cientes de sua condição, fomos capazes de tomar certas precauções para garantir que tanto a mãe quanto os bebês estivessem saudáveis”.

Será que essas crianças correm o risco de serem egoístas? Nem mesmo o útero elas aceitaram dividir!!!

Fonte: BBC