Juiz mantém condenação a ex-vereador de Beltrão

Lembram daquele caso de Engenheiro Beltrão, em que o ex-vereador Francisco de Assis Alves (PSDC), cassado em junho do ano passado no caso que ficou conhecido como A farra das diárias, poderia ser reempossado ao cargo? Pois bem, ele não conseguiu não. É que o juiz de direito da Comarca de Engenheiro Beltrão, Silvio Hideki Yamaguchi, negou o pedido de cancelamento do processo, feito pelo promotor José Pereira Pio. Em seu despacho, Yamaguchi julgou o pedido como improcedente e deixou de conceder a segurança pleiteada. Condeno o impetrante ao pagamento das despesas incabível no caso em exame, disse o juiz em sua decisão.

Lideranças na ALEP
O clic é de quinta-feira durante sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Na foto, a deputada estadual Marla Tureck (PSD) com o governador do Estado Beto Richa (PSDB), o presidente da Assembleia, deputado estadual Valdir Rossoni, e os vereadores de Janiópolis, Antonio Aparecido Faquim (PSDB) e Elias Velozo Braga (PSDB). Na cerimônia, Richa foi quem fez o primeiro discurso da casa. Ele falou sobre o plano de governo para este ano e apresentou um diagnóstico de como está o Paraná.

Anulação do processo
O Ministério Público havia pedido a anulação do processo de cassação do ex-vereador, conhecido também como Chico da farmácia em setembro do ano passado, após o promotor de justiça apontar irregularidades no processo. Entre elas, o partido denunciante, no caso o Partido dos Trabalhadores (PT), que não tinha representatividade na Câmara de Vereadores, na época da denúncia. Por esse motivo, não poderia postular a representação. Outra irregularidade segundo Pio, é que o PT era o principal interessado na cassação do então vereador, já que com a extinção de seu mandato, quem assumiria a vaga seria um membro de sua sigla partidária.

Mandado de segurança
Chico teve o mandato cassado em junho do ano passado por sete votos a um. O parecer da promotoria pedindo o cancelamento do processo foi encaminhado ao juiz no dia 28 de setembro. A decisão já havia saído no dia 16 de dezembro, porém foi divulgada somente agora. Na época de sua cassação, o ex-vereador era presidente da Câmara. Ele entrou com um mandado de segurança individual no dia 16 de junho do ano passado contra o Projeto de Resolução Nº 01/11 que resultou na extinção de seu mandato. Na época Chico alegou que todo processo contra ele contrariava as normas gerais no decreto lei 201/67, lei orgânica do município e feriu a imparcialidade do julgador. Ele disse que foi vítima de armação.

Eleições 2012
A nove meses das eleições municipais os pré-candidatos em Campo Mourão já correm contra o tempo para acertar os últimos detalhes para viabilizar suas candidaturas. Por enquanto não tem muita novidade não. Apenas uma conversinha aqui, um discursinho ali e só. Na cidade, um dos nomes cotados para disputa à prefeitura neste ano é o da vice-prefeita, Regina Dubay (PR). E ela disse que está animada, viu?

Pré-campanha
Segundo Regina, o momento é de pré-campanha. Estamos conversando com partidos em busca de coligações. O ano está iniciando e já retomamos as conversas para que possamos firmar alianças, disse. A pré-candidata lembrou também que a cidade passa por um momento muito bom. Segundo ela, a própria população deveria reconhecer que o município nunca passou por um momento como este. É claro que para isso recebemos ajuda estadual e federal, completou.

Eleições 2012 [2]
E por falar em eleições municipais, quem também estuda a possibilidade de uma pré-candidatura a vereador, é o chefe da Secretaria de Agricultura do Abastecimento (Seab) de Campo Mourão, Edson Batilani. Ele já foi vereador por dois mandatos – 1996 a 2004. Creio que estou preparado e comprometido com os interesses da população de Campo Mourão, disse. No entanto, Batilani disse que vem conversando com lideranças e amigos para avaliar a viabilidade de sua pré-candidatura.

Festa em Iretama
E não vá esquecer, hein? Iretama oficializa hoje o seu prato típico, o Festival de Comida da Roça. A comida é à base de frango caipira ao molho e carne de porco enlatada. O almoço será ao meio dia. Das 25 cidades da Comcam, agora 20 passam a ter pratos típicos. Para este ano foram colocados 1 mil convites à venda  – a R$ 20 cada. Na compra do bilhete, a pessoa ganha um kit da festa, talher e prato personalizado. Vale à pena experimentar, né?

Dito e escrito…

“Infelizmente pessoas que não querem o bem da cidade e atuam apenas por interesses pessoais, atiram a pedra e viram as costas para não ver em quem acertou.”

Arquimedes Gasparotto (PMDB), prefeito de Barbosa Ferraz, ao falar sobre a liminar do promotor Vitor Hugo Nicastro Honesko, que pediu o cancelamento de uma licitação para compra de 487 próteses dentárias no município. Justiça deu vitória ao prefeito.