Projeto da Cáritas em Campo Mourão leva esperança a refugiados

Narcelys Poturo deixou a cidade de Zaraza, na Venezuela, há dois anos. E não se arrepende. Formada em Administração de Empresas, ela também trabalhava como professora. Mas a grana era pouca. E a comida, cara demais. É que no país empoderado pelas mãos de Nicolás Maduro, a economia acabou pulverizada. O dinheiro se transformou em nada. O jeito, foi sumir de lá. E deixar para trás toda uma vida e o amor pela própria terra

E foi pensando numa vida melhor aos dois filhos, fincou os pés no Brasil ao lado do marido. Desde a sua chegada, recebeu ajuda da Cáritas. A entidade mantém um projeto em favor de pessoas como ela: Caminhos de Oportunidades. A organização atua há mais de dez anos na área de migração e refúgio. A ação visa atender 300 pessoas em dez cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama.

Em Campo Mourão, o projeto está sendo levado adiante pela coordenadora Jaqueline Faria. “Ela ajudou muito minha família e outros venezuelanos. Ela é uma pessoa excelente. Nos ajudou com comida, e com um negócio de artesanato”, disse Narcelys. Segundo a venezuelana, a Cáritas colaborou com documentos e emprego. Hoje, ela e o marido estão empregados em empresas renomadas da cidade. “Eu amo o Brasil e sou muito grata a este país. Aqui as portas foram abertas a nós. Fizemos muito progresso”, afirmou.

A coordenadora do projeto ressalta que o objetivo é a inserção laboral dos migrantes na região – Campo Mourão, Ubiratã e Goioerê. “Queremos mostrar às empresas que a maioria dos venezuelanos possui uma profissão. Eles têm os mesmos direitos que os brasileiros e estão aptos ao trabalho. A meta é motivar a iniciativa privada a contratá-los”, disse.

O projeto também inclui cursos e oficinas de capacitação aos migrantes. Além disso, são oferecidas aulas de português. “As aulas são importantes, visando a comunicação de cada um. De um modo geral é uma integração socioeconômica para essa população”, explicou Jaqueline. De acordo com ela, hoje, somente em Campo Mourão, existem 250 venezuelanos. “Também temos duas famílias de Serra Leoa e outros 35 senegaleses”, disse.

O que é o Cáritas?

A Caritas Internationalis é uma confederação de 162 organizações católicas de assistência, desenvolvimento e serviço social, que trabalha na construção de um mundo melhor para e com os pobres e oprimidos, em mais de 200 países e territórios. Tem sede e Secretariado em Roma, Itália.

Serviço – Em Campo Mourão a coordenação é de Jaqueline Faria – (44) 99819-4953