Há 8 dias sem novos casos de Covid-19, Quinta do Sol retomará aulas presenciais dia 23

O prefeito de Quinta do Sol, Leonardo Romero (PSD), decidiu em conjunto com o Comitê Municipal de Volta às Aulas, a retomada do ensino presencial na rede municipal de ensino a partir do próximo dia 23 de agosto. Um encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira (6), para discutir o assunto.

As aulas retornarão no modelo híbrido, ou seja, aulas presenciais e remotas. Uma das justificativas para retomada do ensino presencial é que, além de o município estar com casos ativos zerados de Covid-19, há pelo menos oito dias não registra novos casos da doença. O que é um alívio, já que houve períodos de mais de 10 confirmações/dia.

“O bom momento do enfrentamento à Covid-19 no município foi um dos principais motivos para esta definição. Ontem completamos oito dias sem casos de covid em Quinta do Sol. Até o momento já são 75,79% da população vacinada”, disse o prefeito.

Segundo o gestor, desde o dia 21 de julho o Colégio Estadual São Judas Tadeu vem funcionando no modelo híbrido com o rodízio presencial dos alunos ‘de forma tranquila, organizada e sem problemas’.

Romero destacou que as aulas presenciais serão retomadas na Escola Pequeno Príncipe, inicialmente com alunos dos 4º e 5º anos. Os pais dos estudantes serão convocados para uma reunião na próxima semana. “As turmas serão escalonadas uma semana presencial e na outra remota. Este rodízio será feito sistematicamente”, ressaltou.

Já os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente por enquanto não retornarão com o modelo híbrido. A Apae fará uma reunião com a escola na próxima segunda-feira para uma definição. A princípio, está programada para retornar no dia 16 de agosto com limitação de faixa etária de alunos.

Igrejas

Com a redução dos casos da doença, o prefeito autorizou também a partir desta semana as igrejas e templos religiosos a funcionarem com 100% de sua capacidade. No entanto, os religiosos deverão seguir regras de prevenção já habituais, como uso de máscara, distanciamento de 1,8 metro, e as igrejas deverão disponibilizar álcool em gel, além de manterem o ambiente ventilado.

“Os templos religiosos deverão disponibilizar informações e orientações extras aos participantes de celebrações, como não encostar mãos no rosto, não abraçar, não cumprimentar e darem as mãos e, preferencialmente só irem ao culto ou missa em caso de necessidade, a fim de proteger de contágio as pessoas e familiares”, disciplina decreto municipal publicado pela prefeitura.

Comitê

Compõem o Comitê Municipal de Volta às Aulas diretores das Escolas do Município, Apae e profissionais do Colégio Estadual, e representantes de outros setores da administração municipal e sociedade em geral.