11 mil doses da CoronaVac para região estavam de fora de lote interditado, diz Regional

Em entrevista à TRIBUNA, às 10h30 desta quinta-feira (23), o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, atualizou as informações sobre as 11 mil doses da CoronaVac recebidas pela Comcam, interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), depois do envase em fábrica não inspecionada pela agência. Segundo ele, as doses enviadas para a região estavam todas de fora do lote retido. Com isso já foram liberadas para aplicação aos municípios.

“Foi realizada uma interdição cautelar, mas nenhuma das 11 mil doses recebidas pela Regional estavam no lote. Desta forma, já foram liberadas aos municípios para aplicação”, falou. Somente Campo Mourão recebeu 6 mil vacinas desta remessa. Siqueira informou que apenas 38 doses de uma remessa anterior faziam parte do lote interditado pela Anvisa e foram aplicadas ainda antes da notificação de retenção pela Agência. “Todas as pessoas que tomaram as vacinas deste lote estão sendo monitoradas por 30 dias para ver se terão alguma reação”, esclareceu.

Siqueira avalia a campanha de vacinação contra Covid-19 como um sucesso na região. “Atingimos a meta muito antes do prazo estabelecido”, falou, ao comentar que a meta da Secretaria Estadual de Saúde era vacinar toda população acima de 18 anos com a primeira dose até o dia 30 de março. “Se não fosse a falta de doses por parte do Ministério da Saúde, esta meta já teria sido alcançada muito antes”, frisou.

Ele observou que com o avanço da vacina, o número de internações e óbitos caiu significativamente em toda a Comcam. “Temos momentos em que a ocupação de UTI na região está zerada. Isso demonstra que a imunização é muito importante e temos que trabalhar agora para a segunda dose”, acrescentou.