Prefeitos buscam aquisição de duas usinas de asfalto para região através do Condescom

Prefeitos da região de Campo Mourão, correm contra o tempo para a aquisição de duas usinas de asfalto através do Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom) para atender os municípios. Obras de recuperação da malha asfáltica é uma das principais demandas nas cidades. Porém o serviço tem valor elevado.

“A aquisição destas duas usinas vem para baratear esses custos aos municípios atendendo uma demanda acredito que muitas vezes até represada”, comentou o presidente do Consórcio, Leandro César Oliveira, prefeito de Araruna, que também preside a Comcam.

Segundo Oliveira, o investimento na aquisição das usinas é de R$ 7 milhões, com recursos pleiteados de emendas federais de bancadas. Além disso, o consórcio reivindicou junto ao Governo Federal o montante de R$ 5 milhões para compra de equipamentos. A proposta foi cadastrada no Ministério da Agricultura.

As duas usinas de asfalto que estão sendo reivindicadas pelo Condescom são para obras de asfalto com micro pavimento e usina de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente).

As usinas são móveis, ou seja, podem ser deslocadas de um município a outro e contemplam ainda equipamentos e usina para fabricação de paver, que visa fomentar a infraestrutura e acessibilidade nos municípios.

Oliveira lembrou que a patrulha rural do Consórcio já está em funcionamento atendendo a cidade de Ubiratã. “Tão logo concluindo os serviços lá irá para outro município. É o consórcio funcionando na prática levando o desenvolvimento na região”, ressaltou.

O coordenador técnico do Consórcio, Renato de Lima Correia, comentou que o Condescom atua com o planejamento de trabalho para consolidar suas ações. Dentre elas a captação de recursos junto ao governo federal, com cadastramento de propostas junto a Plataforma+Brasil e tratativas com o parlamento Brasileiro, entre outras.

“É o único consórcio do Paraná a integrar esta rede de cooperação e ter assento junto ao comitê gestor da plataforma. No final de setembro, nossa equipe técnica juntamente com diversos prefeitos, esteve em Brasília para audiências em vários locais para fomentar ações em busca de recursos para nossa região”, destacou.