Caravana de prefeitos leva demandas da região a Ministérios, em Brasília

Uma caravana composta por prefeitos da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), cumpriram extensa agenda em Brasília. Os gestores se reuniram com a Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, Ministérios e deputados que representam a região. Reivindicaram demandas regionais e localizadas referentes às suas cidades também.

Compuseram a caravana os prefeitos: Leandro de Oliveira, presidente da Comcam e do Condescom (prefeito de Araruna); Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz); Rafael do Prado (Moreira Sales); Leonardo Romero (Quinta do Sol); Julio Frare (Peabiru); Alexandre Donato (Corumbataí do Sul); Vivaldo Lessa (Roncador); Wilson Tureck (Luiziana); Oclecio Meneses (Farol); Joel Buscariol (Boa Esperança); e também o coordenador técnico do Condescom, Renato de Lima Correia.

Na ocasião os gestores reivindicaram várias demandas para a região da Comcam. Três assuntos foram os destaques da pauta: Articulação junto ao Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Flavio Adalberto Ramos Giussani, para atuar junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa para que mude o prazo do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para implantação do milho safrinha na Comcam; solicitação junto ao líder do governo e ex-ministro da Saúde, deputado federal, Ricardo Barros e ao Coordenador da Bancada do Paraná Deputado Federal Toninho Wandscheer, para destinação recursos às Santas Casas de Campo Mourão e Goioerê; bem como ao Consorcio de Saúde Ciscomcam e audiências com parlamentares buscando a destinação de emendas com Condescom. O Consórcio funciona como um ‘braço direito’ da Comcam

“Tivemos uma agenda muito produtiva. Com certeza vamos colher os frutos destas reuniões com nossas reivindicações sendo atendidas”, esperam os gestores. O presidente da Comcam, Leandro Oliveira, elogiou a união dos prefeitos. “Pelo grande número de prefeitos que nos acompanharam não tem como não conseguirmos resultados positivos. O presidente sozinho não faz nada. Precisamos desta união por nossa região”, destacou

A Comcam já havia solicitado ao Mapa a alteração do zoneamento agrícola do milho safrinha para este ano após vários prefeitos solicitarem a medida com base em pedidos de produtores rurais. Porém o pedido não foi atendido por questões de prazo. Para o próximo ano, o Mapa já se comprometeu com a Comcam e prefeitos que já está analisando a mudança e que estudos mais aprofundados serão realizados.

Sobre o Consórcio do Desenvolvimento da Comcam, o Condescom, o coordenador técnico, Renato de Lima Correia, afirmou que o Consórcio tem se consolidado cada vez mais. O resultado disso é o desenvolvimento, na prática, nos municípios, transformando a vida da população. Além da patrulha mecanizada do Consórcio que já está atendendo os municípios desde o ano passado, agora do Condescom está concluindo a licitação de uma patrulha para atender a área urbana das cidades para recuperação da malha asfáltica. “É um trabalho em equipe que está dando certo”, destacou.

O Condescom tem firmado com Ministério da Economia um Termo de Cooperação Técnica podendo fazer a gestão, aprimorar a governança regional e integração junto a Plataforma+Brasil e tratativas diretamente com o Parlamento Brasileiro. É o único Consórcio do Paraná que tem este termo com a Rede+Brasil. “Nosso foco é fazer com que mais municípios se associem ao Condescom. Os prefeitos têm que dar este voto de confiança ao Consórcio que depois de tantos anos de trabalho e planejamento agora traz resultados práticos aos municípios consorciados”, acrescentou Leandro Oliveira.