Programa de alfabetização da UEM será lançado em Engenheiro Beltrão

A Secretaria Municipal de Educação de Engenheiro Beltrão aderiu ao programa “Alfabetiza (com)Texto”, desenvolvo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica. O lançamento em Engenheiro Beltrão aconteceu nesta semana, no Polo de Apoio Presencial.

Trata-se de uma das ações do “Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias de Educação do Estado do Paraná”, visando auxiliar os municípios, devido às grandes lacunas relacionadas à alfabetização das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O programa tem a finalidade de realizar a formação de professores alfabetizadores, pedagogos escolares e integrantes das equipes que compõem as secretarias municipais de Educação das diversas redes de ensino e qualificar, por meio da formação de alfabetizadores, os níveis de aprendizagem dos alunos em processo de apropriação da língua escrita.

Conforme proposto pelo programa, os encontros serão desenvolvidos com o objetivo de auxiliar os participantes na organização do ensino da alfabetização, o que acabou defasado durante os dois anos de pandemia da covid-19.

Para tanto, os temas definidos para a formação são: Avaliação diagnóstica; O texto como unidade de ensino no processo de apropriação da linguagem escrita; Atividades de letramento; Atividades de alfabetização: tentativa de leitura e tentativa de escrita; A importância da rotina da sala de aula; O planejamento de ensino como fio condutor no ensino da linguagem escrita.

Os encontros ocorrerão mensalmente no município de Engenheiro Beltrão. A formação é gratuita e os certificados serão emitidos no fim do ano pela UEM.