Massa de ar polar mantém clima mais gelado até segunda-feira da próxima semana

A massa de ar polar que atua sobre o Paraná, e causou bastante frio durante o fim de semana com temperatura que chegou a 2,4ºC em Campo Mourão – no domingo, 12, Dia dos Namorados -, continua agindo no Estado. O fenômeno deixará o clima mais gelado pelo menos até a segunda-feira da próxima semana, dia 11, conforme os modelos meteorológicos do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Em várias cidades da região houve registro de geadas nesta segunda-feira (13). Algumas áreas de lavouras de milho safrinha foram atingidas, porém como a maioria já está na fase de maturação não deverá sofrer danos a ponto de registrar perdas. Já para o trigo, o clima está ideal: frio e seco.

Para o amanhecer desta segunda-feira, o Simepar registrou temperatura mínima de 2,9Cº em Campo Mourão. A condição do clima, sem ventos, favoreceu a formação de geradas principalmente em locais mais baixos.

Para esta terça-feira, o clima ainda continua bastante gelado: 6ºC. Já na quarta, a temperatura sobe, mas ainda assim continua frio: 11ºC; na quinta (12ºC); e sexta-feira, 15ºC. No entanto, há previsão de 26 milímetros de chuvas para este dia, o que deixará a sensação térmica mais fria. No decorrer desta semana não há previsão de mais geadas.

Conforme o Simepar, a temperatura volta a cair no sábado, dia 18, para 10ºC, domingo 9ºC, e segunda-feira da próxima semana, 11ºC, com previsão de 5 milímetros de chuva. A partir de terça-feira da próxima semana, o clima fica mais agradável, com temperaturas mais altas. “Nos próximos dias teremos madrugadas geladas no Paraná. Temperaturas baixas em praticamente todas as regiões do Estado. O declínio de temperatura continua até o amanhecer, assim o frio fica mais rigoroso nas primeiras horas do dia”, explicou o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, em boletim divulgado.

Nesta segunda-feira as temperaturas mais baixas nas primeiras horas do dia, na região, segundo o Simepar foram em: Altamira do Paraná (1ºC); Ubiratã (1ºC); Campina da Lagoa (2ºC); Nova Cantu (2º); Juranda (2ºC); Campo Mourão (2,9ºC); Engenheiro Beltrão (3ºC); Quinta do Sol (3º); Iretama (3ºC); Roncador (3ºC); Barbosa Ferraz (4ºC); Boa Esperança (4º); Mamborê (4ºC); Peabiru (4ºC) e Luiziana (4ºC).

No fim de semana, no domingo, o Paraná registrou temperaturas negativas de -3,9°C em General Carneiro e -1,5°C em Pinhão, na região Sul do Estado, e -2,5°C em Guarapuava, no Centro-Sul, segundo Simepar.

De acordo com os registros do órgão, 44 estações meteorológicas registraram as temperaturas mais frias do ano, superando a onda de frio do fim de maio. As mínimas abaixo de zero também chegaram a Pato Branco (-1°C), Ponta Grossa (-0,9°C), Lapa (-0,2°C), Francisco Beltrão (-0,1°C), Cascavel (-0,1°C).

“Essa massa polar atua desde o final da semana em toda a região Sul e tivemos o dia mais frio do ano em praticamente todo o Estado, com exceção do Norte Pioneiro, onde o pico foi em maio. O destaque foi para a formação de geadas e frio muito intenso no Sul, Sudoeste e até no Oeste do Paraná”, explica Braum. Segundo ele, a trégua ainda vai demorar.

“Alerta geada”

O Simepar lembra que em conjunto o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) está em vigor, desde o início de maio, o “Alerta Geada”, serviço disponibilizado aos produtores rurais com o objetivo de avisar com antecedência a possibilidade de ocorrer danos à agropecuária em virtude do frio.

O serviço segue até setembro. Neste período, os pesquisadores publicam diariamente um boletim informativo sobre as condições meteorológicas e a evolução de massas polares no Estado, que pode ser acompanhado também no aplicativo.

O serviço está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, nas páginas do IDR-Paraná, do Simepar e, ainda, pelo telefone (43) 3391-4500. Além do boletim diário, um pré-alerta é emitido e amplamente divulgado com 48 horas de antecedência diante de eventuais aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos à agropecuária. Caso as condições persistam, um novo aviso é expedido em até 24 horas antes da possível ocorrência do fenômeno.

O inverno deste ano começa oficialmente no dia 21 de junho até o dia 22 de setembro. A forte onda de frio do começo da segunda quinzena de maio último foi sentida em todas as Regiões do país.

Modelos climatológicos do Climatempo preveem a passagem de massas de frio com frequência durante o inverno, no Paraná, atingindo também a região de Campo Mourão. Contudo, nem todas serão tão abrangentes e muito intensas. “Até o fim de julho, é possível que o Brasil experimente novamente uma onda de frio parecida com a que gelou o país no começo da segunda quinzena de maio”, prevê o Climatempo.