Urnas eletrônicas em Campo Mourão serão lacradas e preparadas para eleições a partir desta quinta
A Justiça Eleitoral da Comarca de Campo Mourão, inicia nesta quinta-feira (22), às 9 horas, o processo de carga e lacração de 209 urnas eletrônicas para as Eleições de 2 de outubro. O evento é aberto ao público.
Nesta quinta, será feita a geração de mídia. Já na sexta-feira (23), a lacração das urnas, no mesmo horário (9hs). Os equipamentos são correspondentes às Zonas Eleitorais 31 e 183. O processo, coordenado pelo juiz da 31ª Zona Eleitoral de Campo Mourão, Edson Jacobucci Rueda Junior, será feito na sede do Cartório Eleitoral, em frente ao Fórum de Justiça, área central da cidade.
A cerimônia de lacração, prevista na Resolução do TSE nº 23.611/2019, é a garantia de que todos os sistemas que serão utilizados na eleição estão seguros. Participarão do evento representantes de partidos políticos, Promotores de Justiça Eleitorais das Zonas 31 e 183, juízes eleitorais e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da subseção de Campo Mourão.
No procedimento de carga e lacração, são inseridos, conferidos e comprovados nas urnas dados do eleitorado de cada seção, dos candidatos, entre outras. Na ocasião será feita a auditoria de uma das urnas com uma votação simbólica para verificar o correto funcionamento do equipamento.
Após a conclusão dessas duas etapas, os equipamentos já lacrados serão armazenados no depósito da Justiça Eleitoral, de onde só sairão no dia 1º de outubro – sábado véspera da eleição – para os devidos colégios onde estarão ocorrendo as eleições. A Justiça Eleitoral fará o lacre também das urnas que serão utilizadas pelos eleitores das cidades de Farol, Janiópolis e Luiziana, municípios que fazem parte da comarca de Campo Mourão.
As Eleições 2022 acontecem no dia 2 de outubro e, onde houver segundo turno, no dia 30 de outubro. O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 69 anos e facultativo para analfabetos, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais.
O pleito deste ano será para escolha do Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

