Em busca de recursos, prefeito de Farol apresenta projeto de pavimentação à Secretaria das Cidades
O prefeito Farol, Oclecio Meneses cumpriu agenda em Curitiba, nesta semana, onde participou de audiência com o Secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel. Na ocasião, apresentou projetos de pavimentação asfáltica que contempla as ruas Rio Grande do Sul e Goiás, além de vias no Distrito de Martinópolis. O gestor esteve acompanhado do deputado estadual Alexandre Curi e do engenheiro civil do município, Érico Luiz de Oliveira Caldeira.
Meneses destacou, por meio de nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa do município, a importância da obra para a cidade. Segundo ele, irá melhorar a qualidade de vida da população, fazendo com que o município avance também em sua infraestrutura. “Temos já realizado importantes obras de pavimentação e recuperação asfáltica. Os novos investimentos em pavimentação devem resultar em importantes obras suprindo os anseios dos moradores”, frisou o gestor.
O prefeito falou também que obras de pavimentação melhoram a segurança no trânsito e contribuem para a mudança do aspecto da cidade. “Muda a vida das pessoas”, argumentou, ao lembrar que a expectativa é pavimentar 100% das ruas da cidade com projeto lançado recentemente pelo Estado, que poderá aportar até R$ 5 milhões para este tipo de obra para municípios com até 7 mil habitantes.
Segundo Meneses, o município realizou também, recentemente, obra de pavimentação com material fresado na estrada de São Vicente, divisa de Farol com Araruna. A melhoria foi feita em parceria entre os dois municípios.
“Asfalto Novo, Vida Nova”
Oito municípios da região de Campo Mourão, com até 7 mil habitantes, serão contemplados pelo programa “Asfalto Novo, Vida Nova”, lançado na última semana pelo Governo do Estado. O projeto viabilizará a pavimentação da área urbana destas cidades.
Poderão ser contemplados Altamira do Paraná; Corumbataí do Sul; Farol; Fênix; Janiópolis; Quarto Centenário; Quinta do Sol e Rancho Alegre D’Oeste. Recentemente os prefeitos destas cidades já estiveram reunidos no Palácio do Iguaçu com o Secretário de Estado das Cidades do Paraná (SECID) Eduardo Pimentel, para discutir as ações do programa.
Oclesio ressaltou que desde que assumiu o mandato, vem investindo significativamente na pavimentação asfáltica no município. Disse que além de projetos, uma das principais dificuldades aos municípios, na pavimentação da malha urbana, é a falta de recursos. “Este tipo de serviço é bastante oneroso aos cofres públicos. Com este programa a situação será bastante ‘aliviada’”, frisou.
O programa tem como foco pavimentar as vias urbanas que ainda se encontram em leito natural, sem nenhum tipo de pavimento, além de substituir toda a iluminação pública pelo sistema mais moderno de LED. Será executado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid). Consta no Plano de Governo de Ratinho Junior. A previsão é que, nesta etapa, as pavimentações totalizem cerca de 350 quilômetros de extensão. As vias também receberão calçamento com acessibilidade e galerias de águas pluviais. O programa prevê ainda a substituição de cerca de 77,5 mil lâmpadas convencionais pelas de LED, que iluminam mais gastando menos energia elétrica, em todos os municípios contemplados.
Os recursos já estão disponíveis aos municípios, que terão o prazo de 180 dias para apresentarem os projetos de engenharia para análise. Cada município poderá receber um aporte de até R$ 5 milhões para viabilizar as obras. As licitações para contratação das empresas que executarão os trabalhos serão de responsabilidade das próprias prefeituras, que contarão com o acompanhamento técnico dos profissionais do Paranacidade, órgão vinculado à Secid, em todas as etapas.
Os recursos poderão ser utilizados apenas em vias urbanas que ainda se encontram em leito natural, não incluindo obras de recape asfáltico. São contempladas quatro categorias de pavimento: Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), Placa de Concreto, Whitetopping (Pavimento Rígido de Concreto Simples) e blocos de concreto, como paver ou lajota sextavada.
A obra vai incluir calçadas com infraestrutura completa, com sistema de drenagem de águas pluviais, calçadas para pedestres com acessibilidade, paisagismo, sinalização e arborização. Não serão admitidos projetos que contemplem somente a pavimentação da pista de rolamento, sem as melhorias nos demais elementos que compõem a via. O objetivo do programa é que os municípios fiquem 100% asfaltados.

