As diversas personalidades dos motoristas ao volante

O estado das ruas e das estradas, o comportamento dos outros motoristas, os carros que circulam ao seu redor, tudo isso gera diferentes reações e atitudes ao volante. Dirigindo um Ford Ka Sedan 2021 ou uma caminhonete, as reações irão depender do que está acontecendo do lado de fora do veículo.

Não existe uma pessoa igual a outra. Os psicólogos afirmam isso, baseados nas diferentes reações que cada um tem diante da mesma situação. Não é todo mundo que consegue rir da mesma piada ou chorar diante de uma cena de novela. Muitas coisas acontecem no interior de cada ser humano que influenciam as diversas atitudes ao longo da vida.

Isso também acontece na hora de dirigir um veículo. Cada motorista reage de uma determinada maneira quando deve enfrentar uma situação específica no trânsito. Você pode estar dirigindo um carro Ford Ka Sedan 2021 muito tranquilo por uma avenida e outro motorista faz uma ultrapassagem perigosa. Você pode reagir alterando a direção do seu veículo ou… gritando palavrões!

O verdadeiramente interessante é descobrir as diversas personalidades que os motoristas adquirem quando estão dirigindo e descobrir, em alguma delas, a sua! Acontece que, nas diversas situações que se apresentam no trânsito de um modo geral, os motoristas agem entre si das mais diferentes maneiras. É quando aparece a chamada ‘personalidade ao volante’.

Um especialista em veículos europeu, afirma que “quase todas as condutas podem provocar situações de grande risco nas estradas, muito perigosas mesmo. O fato de conhecer que tipo de conduta costumamos ter enquanto dirigimos e quais são as situações que provocam a reação é o passo inicial para poder controlar melhor essa reação. Dessa forma, não há dúvidas: as estradas acabarão sendo mais seguras para todos aqueles que circulam nelas”.

Algumas das personalidades mais frequentes no trânsito nas ruas e nas estradas
1. O professor
2. O sabe tudo
3. O justiceiro
4. O competitivo
5. O filósofo
6. O fugitivo
7. O evasivo

Sem dúvida alguma, existem muitas formas de reações, dependendo da personalidade de base e do que está acontecendo ao vivo. Mas estas são as mais comuns, aquelas que se apresentam com maior frequência nas ruas e nas estradas onde circulam tanto carros novos Ford como todo tipo de veículos.

O Professor
É aquela pessoa que, quando está dirigindo o carro, precisa ter a certeza de que os outros motoristas sabem ou entendem onde eles erraram, esperando dessa forma que eles possam reconhecer o seu esforço por ensinar aos outros como não cometer novamente esse erro.

O sabe tudo
Este tipo de pessoa acha que os outros motoristas são realmente incompetentes, que ele é perfeito na direção do seu carro e que os outros só sabem errar ao volante. Ficam felizes gritando com condescendência aos outros motoristas, estando bem protegidos dentro da cabine do próprio veículo.

O justiceiro
Este tipo de personalidade ao volante adora castigar aos outros motoristas quando considera –ou tem certeza!– que eles fizeram alguma coisa errada e perigosa. Ele é capaz de sair do próprio carro e enfrentar de um modo direto ao motorista que, segundo ele, cometeu um erro grave.

O competitivo
É o motorista que precisa ir na frente de todos os outros e fica realmente irritado e chateado se alguém o ultrapassa, tanto seja nas ruas ou avenidas da cidade quanto nas estradas ou rodovias. É muito provável que pise no acelerador se alguém tenta fazer uma ultrapassagem ou impeça a passagem para que ninguém consiga ficar na sua frente.

O filósofo
Este tipo de personalidade é aquele que aceita os erros dos outros motoristas com muita tranquilidade, tentando dar uma explicação racional. É um ser com a capacidade de controlar os seus sentimentos e as suas emoções enquanto dirige.

O fugitivo
É quem fica ouvindo música ou respondendo ligações para conseguir se isolar. Aqueles que tem este tipo de personalidade procuram entretenimento com as pessoas que escolheram dentro do seu círculo social para evitar se relacionarem com os outros motoristas. é também uma estratégia para evitar frustrações no trânsito. 

O evasivo
É quem trata aos motoristas que cometem faltas ou erros graves de um modo impessoal. Acham que esses motoristas representam um grande perigo nas ruas e estradas.