Como saber se estou navegando com segurança? Siga estas dicas

A segurança na internet é algo fundamental. Com nossas vidas cada vez mais conectadas, dados pessoais como número de documentos, endereço e informações financeiras podem ser vazados e usados por cibercriminosos. 

Uma excelente maneira de limitar seus riscos é saber detectar alguns sinais nos sites e páginas da internet para ver se aquele é um ambiente seguro. Afinal, um dos golpes mais comuns é o do phishing: o criminoso cria uma página similar à de seu banco ou de uma loja virtual e busca pelos seus dados de acesso – email e senha — ou informações do cartão de crédito. 

Por isso, bons sites começaram a tomar diversas medidas para mostrar que suas plataformas são seguras e que o usuário pode informar seus dados sem problemas. Saiba identificar algumas das estratégias mais utilizadas e mantenha sua navegação segura!

Muita atenção na barra de endereços

A barra de endereços no topo do seu navegador pode denunciar atividades suspeitas. Para citar um exemplo, o criminoso que quiser roubar os dados do internet banking do Banco Itaú de alguém, não poderá criar uma página itau.com.br — afinal, esta é de domínio da empresa.

Portanto a barra de endereços irá denunciar um nome diferente, fora do domínio que o banco usa para permitir o acesso às contas. Fique atento à barra e, ao notar qualquer nome diferente, saia imediatamente.

Veja se há um cadeado do lado do endereço

Quem usa o Google Chrome já deve ter notado que muitos sites têm um cadeado do lado da URL (endereço). Também pode ter reparado que em vez de começar com HTTP, o site tem um endereço que começa com HTTPS. Isso quer dizer que, ao digitar alguma informação nesses sites, ela será criptografada, impedindo que seja copiada. Esse cadeado é a forma do Google dizer que esse site é seguro e, portanto, valorizado em seus mecanismos de pesquisa. 

Compre somente em sites confiáveis

Em vez de evitar as compras online — algo bem difícil hoje em dia — o melhor é ser consciente e acessar somente sites de confiança quando a situação envolve transações financeiras. Serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime ou Spotify são mundialmente conhecidos e bem avaliados em questão de segurança. Assim como a plataforma https://www.vegasslotsonline.com/pt/ , que traz uma lista com os melhores e mais confiáveis cassinos online, com avaliações completas, benefícios que oferecem aos usuários e métodos de pagamento aceitos. Já se você estiver em dúvida, vale dar uma olhada em sites como o Reclame Aqui, e verificar se a loja online em que você deseja comprar tem alguma reclamação registrada.

Atenção com os links

Os links são fundamentais na navegação da internet, afinal são eles que te levam de um lado para outro. No entanto, sempre que receber um e-mail com alguma informação improvável, desconfie e não clique no link: abra uma nova aba, entre em páginas oficiais e veja se a informação procede. Assim não há riscos.

Diversifique suas senhas

Todo gestor de investimentos usa a palavra diversificação à exaustão. A ideia é que colocando seus ovos em várias cestas, se uma delas cair, o prejuízo não é grande. Com senhas na internet é a mesma coisa. Infelizmente, se você não cair em um desses golpes citados acima, mesmo assim sua senha pode vazar por causa de uma plataforma que foi invadida. E se você usa a mesma senha para tudo, o prejuízo é real e enorme.

Claro que decorar várias senhas não é nada divertido, mas faça esse esforço para evitar dores de cabeça futuras. Você pode criar uma senha “padrão” e adicionar algum código nas variações – por exemplo, a senha padrão é abcd123, mas em uma rede social ela começa com # e termina com !, no e-mail começa com a letra “e” e termina com * e assim vai.

Proteger-se na internet é simples, desde que você transforme algumas atitudes em hábito e preste atenção aos detalhes. A internet é um portal que nos conecta com o mundo. As oportunidades que ela nos proporciona são imensas, e a melhor forma de potencializar as boas experiências é redobrar a atenção e se lembrar de que também temos a nossa parcela de responsabilidade naquilo que compartilhamos ou fazemos online. Assim, podemos acessar com tranquilidade os sites em que confiamos e continuar a jornada da evolução tecnológica que tanto nos encanta dia após dia.