15 taekwondistas de Campo Mourão conquistam 26 medalhas em Copa Regional

Campo Mourão foi representado na Copa Regional Norte e Noroeste 2025 – competição oficial promovida pela Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD) – por 15 atletas de taekwondo nesse final de semana, no município paranaense de Santo Antônio da Platina.

Mesmo sem estarem em sua “máxima performance”, conforme destacou o técnico Luiz Gabriel Parente Souza, os competidores surpreenderam com um “resultado bem satisfatório”, afirmou. Juntos, todos os participantes mourãoenses receberam 26 medalhas, sendo que alguns deles levaram mais de uma em diferentes modalidades. Ao todo, foram 17 de ouro, seis de prata e três de bronze.

“Essa competição era apenas uma competição teste para nós, ou seja, nós não estamos na nossa máxima performance e queríamos apenas testar algumas técnicas novas que estamos desenvolvendo e mesmo assim tivemos um resultado bem satisfatório”, disse Souza. Participaram do campeonato atletas das categorias infantil, cadete, juvenil e adulto.

Agora, os taekwondistas se preparam para a “competição-alvo”. “Nosso objetivo é ter bons resultados no Paranaense e conquistar as vagas para representar o Paraná e Campo Mourão no Super Campeonato Brasileiro de TKD”, informou o treinador.

Taekwondo em Campo Mourão

O taekwondo chegou a Campo Mourão com o professor Luiz Gabriel Parente Souza há pouco mais de um ano. Hoje, ele atende 68 alunos entre 4 e 39 anos. “A equipe de Campo Mourão vem me surpreendendo com ótimos resultados nas competições”, falou.

O professor também destacou a importância do apoio que recebe da prefeitura municipal para o esporte. “Isso tem ajudado meus atletas a chegarem mais longe”, disse, ao acrescentar que seu objetivo é tornar a modalidade de Campo Mourão forte no cenário nacional.

No ano passado, mesmo com pouca experiência, os atletas mourãoenses de taekwondo já começaram a surpreender com bons resultados em campeonatos. No Paranaense 2024, por exemplo, seis atletas se destacaram como campeões, sendo quatro no poomsae (coreografias de lutas imaginárias – formas) e dois na luta, além de mais sete vice-campeões e mais três em terceiro lugar. Outras conquistas, ainda, foram no Paraná Combate e no Brazil Open.

Além das aulas particulares no Colégio Universitário Integrado e no Uchoa Dojo, Souza também oferece aulas gratuitas na modalidade, para crianças e adolescentes de baixa renda, no Centro da Juventude (Ceju) Itachir Tagliari, por meio do projeto social chamado “Taekwondo para todos”. Para mais informações, o público-alvo interessado ou seus responsáveis podem entrar em contato diretamente com o Ceju, pelo telefone (44) 3518-4420, ou com o professor, pelo número (43) 9153-6202.

Medalhistas da Copa Regional

Atletas

  • Heloísa Ramos Velozo: campeã na luta, no poomsae individual e no poomsae em dupla
  • Artur Veiga Cavalheri: 3º lugar na luta e campeão no poomsae em trio
  • Arthur Labiak Voidelo: campeão na luta e no poomsae em dupla
  • Henrique Dalarosa: vice-campeão no poomsae em dupla
  • Thiago Moreira Silva: vice-campeão na luta
  • João Gabriel Zanardi de Matos: campeão na luta e no poomsae em trio
  • Julia Emanuelle Senger dos Reis: vice-campeã na luta
  • Arthur Frankiw Cassoli Sales Jacob: campeão na luta e no Poomsae em trio e 3º lugar no poomsae individual
  • Vitor Hugo Almeida Bertolla: campeão na luta
  • Laura Gonçalves dos Santos: vice-campeã no poomsae individual e no poomsae dupla
  • Jordan Duzanowski Bonfim: campeão na luta e no poomsae individual
  • Polyana de Paula Ramos: vice-campeã na luta e 3º lugar no poomsae individual
  • Augusto Lemes de Oliveira: campeão do festival kids

Técnicos

  • Luiz Gabriel Parente Souza: campeão no poomsae em dupla
  • Vanessa Hikari Saito: campeã no poomsae em dupla e no poomsae individual

Equipe

Troféu de 4º lugar de faixas coloridas e de 5º lugar do geral

Veja mais fotos: