-1ºC e geada; prevê Simepar para esta quinta-feira em Campo Mourão

A incursão do ar frio mais intenso nas próximas horas, causará um resfriamento bastante significativo devendo derrubar a temperatura em Campo Mourão, a -1ºC grau, nesta quinta-feira (29). Há previsão de geada moderada a forte, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Na madrugada de hoje, a temperatura chegou a 1ºC grau no município. O frio intenso vai atingir toda a região.

“A mudança brusca da temperatura do ar ocorrerá devido a chegada de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar, causando o declínio muito acentuado da temperatura, primeiramente nas regiões de fronteira com o Paraguai e a Argentina e divisa com Santa Catarina. Até a noite o anticiclone frio atinge todas as regiões do Paraná”, explica o meteorologista Fernando Mendonça Mendes.

O frio intenso atingirá toda a região até o próximo dia 5 de agosto, conforme o Simepar. Em Campo Mourão, especificamente, as temperaturas seguem bastante baixas: -1ºC na quinta-feira; 3ºC (sexta-feira); 7ºC (sábado); 9ºC (domingo); 7ºC (terça e quarta-feira da próxima semana); e 9 ºC, na quinta-feira (5). Não há previsão de chuvas pelo menos até o dia 9 de agosto, segundo o Simepar.

O frio extremo, deverá aumentar os prejuízos na agricultura. A preocupação ainda continua com lavouras de milho semeadas mais tardiamente, além de áreas de trigo, que também podem ser afetadas. Em Campo Mourão e região, há uma mobilização das secretarias de Ação Social dos municípios e entidades assistenciais na busca ativa de moradores de rua, para que fiquem protegidos do frio.